ENTRAR NA PLATAFORMA
Saúde mental no século XXI

A saúde mental é ignorada pela maioria dos brasileiros, que acreditam desde a Revolução Industrial, que o ser humano tem que estar sempre praticando ações produtivas, em vez de descansar e tirar um tempo para lazer e cuidado mental. De acordo com essa ideia, a sociedade tem várias discussões no que tange à saúde e transtornos mentais, portanto convém ser analisado o preconceito dos transtornos mentais e a saúde mental dos jovens brasileiros. 


Em uma primeira análise, os jovens estão cada vez mais adoecidos mentalmente devido à uma série de pressões sociais. Conforme o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, 1 em cada 3 adolescentes sofrem de distúrbios mentais comuns. Logo, é notório que as pressões de diversos fatores como a escola, faculdade, trabalho e ambiente familiar podem influenciar no aparecimento desses transtornos. 


Por conseguinte, outro grande empecilho do cuidado com a saúde mental é o desconhecimento e banalização da população. Visto que a causa do preconceito seja as raízes históricas, como o holocausto brasileiro no Manicômio de Barbacena, que torturava e matava seus pacientes considerados com algum problema mental, e também a falta de coragem de falar sobre essas disfunções, pois de acordo com os padrões perfeccionistas sociais, o indivíduo não será aceito socialmente devido às suas diferenças.


Destarte é necessário mudar este tabu sobre a saúde mental e inverter o quadro psicológico dos jovens com transtornos mentais. Portanto, para prevenir e diminuir os transtornos mentais dos jovens, o M.E.C deve implementar nas escolas e faculdades, um atendimento especial com psicológicos, além de rodas voluntárias de conversa sobre a saúde mental desses alunos. Ademais, urge que o Ministério da Saúde, criem e compartilhem, nas redes sociais, como o Facebook e Instagram, campanhas visuais que levem o conhecimento à população sobre saúde mental, transtornos mentais, prevenção e tratamento, com o fito de despadronizar, mostrar aos internautas que é um assunto sério e que precisa ser discutido. Não há dúvidas que, desta maneira poder-se-á diminuir drasticamente os distúrbios mentais e aumentar a saúde psicológica dos brasileiros.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde