ENTRAR NA PLATAFORMA
Saúde mental no século XXI

Na animação infantil " Ursinho Pooh",bisonho,um de seus personagens,é conhecido por estar sempre cabisbaixo demostrando tristeza. Para além da ficção, assim como bisonho, a sociedade do século XXI se mostra gravemente acometida pelas doenças mentais existentes. Isso ocorre visto que há um desconhecimento em relação à importância da saúde mental, atrelada a ineficácia governamental em relação à prevenção de tais enfermidades.
A princípio, é importante perceber que o desconhecimento em relação a importância da saúde mental contribui para com o adoecimento da sociedade contemporânea. Isso acontece quando os principais meios de educação, como a escola, não dão a importância necessário para o desenvolvimento de alunos mentalmente saudáveis, visto que, a grade curricular é paltada na transmissão de conhecimento conteudistas, o que dificulta o amadurecimento psíquico. A conjuntura em questão pode ser entendida através do pensamento de Nelson Mandela, ao concluir que a educação é o principal meio de mudança social, ou seja, só a educação é capaz de mudar o cenário contemporâneo de adoecimento psicológico .Dessa forma, é preciso que o ministério da educação tome algumas atitudes.
A posteriori, é necessário salientar que a negligência governamental favorecer a permanência de uma sociedade adoecida mentalmente.Nesse sentido, destaca-se o fato de o governo não investir adequadamente em recursos como publicidades, campanhas, psicólogos e psiquiatras, para que o indivíduo seja capaz de reconhecer a doença e procurar um profissional adequado na resolução da problemática. Prova disso é que, segundo a Organização Mundial da Saúde, o investimento em saúde mental, nos países de renda média é baixa, é inferior a 1 dólar. Assim é necessário que o Governo Federal aprimore suas ações na sociedade do século XXI.
Destarte, algumas medidas devem ser adotadas. A fim de tornar a sociedade menos propensa ao desenvolvimento de distúrbios psicológicos, o Ministério da Educação deve mostrar ao aluno a importância da saúde mental, por meio da aprimoração da grade curricular com a implantação de aulas semanais que mostre e pratique com os alunos os meios capazes de garantir a preservação psíquica do aluno. Além disso, para proporcionar uma maior eficiência no tratamento de enfermidades psicologicas, o Governo Federal deve tornar a população informada e possuidora de meios que garantam o melhor tratamento, por meio de investimento em propagandas, projetos e uma maior quantidade de psicologos, psiquiatras e medicamentos que vise prevenir e detectar os principais indícios de uma doença mental. Só assim, a sociedade do século XXI terá uma realidade diferente do personagem bisonho.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde