ENTRAR NA PLATAFORMA
Saúde mental no século XXI

Ansiedade, depressão e síndromes como" Bannout", são exemplos de problemas psicológicos que têm chamado a atenção da mídia nacional e internacional. A organização Mundial de Saúde (OMS),revelou dados preocupantes relativos à saúde mental dos brasileiros, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de diagnósticos de depressão nos países latino-americanos. Nesse sentido, convém analisar as principais causas(insuficiência governamental), consequências(baixa qualidade de vida ) e possível medida para tal fenômeno.


Mormente, a insuficiência do Estado em promover a saúde no país é inaceitável.O Brasil é um país com os maiores impostos do mundo, não obstante, o pífio investimento na infraestrutura postos de atendimento os tornam precários e carecem de atenção, pois nem todos os cidadãos têm condições de arcar com os custos dos serviços particulares. Assim, há necessidade de modificar o cenário atual para efetivar os direitos assegurados pela Constituição de 1988.


Destarte, a falta de seriedade dos gestores do país é extremamente prejudicial, não só os indivíduos infermos, mas também a toda população. Ademais, afalta de compromisso gera banalização dessas doenças, ditados como "brasileiro nunca desiste" , podem fazer com que o indivíduo sinta-se culpado e não doente, agravando ainda mais o quadro e podendo causar perda da qualidade de vida e também a morte.


A saúde mental, portanto, deve ser tratada de maneira correta. Inerente ao Estado, o Ministério da Saúde em consonância com MEC, deve por meio de arrecadação de impostos doações e serviços voluntários investir na infraestrutura do SUS e contratar profissionais como psicólogos, psiquiatras e neurologistas para oferecer melhores condições de atendimento à demanda. Paralelo a isso, promover palestras educacionais gratuitas para ratificar a relevância do problema, afim de não só remediar indivíduos já doentes, mas oferecer medidas profiláticas evitando novas ocorrências.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde