ENTRAR NA PLATAFORMA
Saúde mental no século XXI

Em 1988, Ulysses Guimarães promulgou a Carta Magna e estabeleceu que a saúde e o bem-estar social deveriam ser garantidos a todos. Entretanto, a sociedade moderna, marcada pela ansiedade, não condiz com o que foi estabelecido por Guimarães. Tal transtorno se dá pelas constantes crises humanas, causadoras de problemas biológicos que, com efeito, devem ser combatidos.


A princípio, as características da atual sociedade propiciam as crises humanas, causando quadros alarmantes de ansiedade. Fernando Pessoa, um dos principais poetas e pensadores do século passado, desenvolveu o conceito de Heteronímia, para mostrar que o indivíduo moderno é fragmentado e incapaz de alcançar a plenitude. Nesse sentido, o problema denunciado pelo poeta manifesta-se na forma dos vários transtornos de ansiedade, em virtude do constante contato com as crises humanas.


Por conseguinte, tal problema gera embaraços biológicos que são frequentes na vida de uma população ansiosa. Estudos do National Health Service, considerado o melhor sistema de saúde do mundo, afirmam que a ansiedade é marcada por alterações hormonais de serotonina, conhecida como hormônio do prazer. Grande parte da sociedade convive com o distúrbio apresentado pelas pesquisas, mas é indiferente aos perigos, fazendo uso inadequado e imprudente de remédios para combatê-lo. Enquanto tais riscos não receberem a devida importância, os indivíduos continuarão a conviver com um dos mais graves problemas atuais.


Portanto, a fim de mitigar o problema causado pelas crises humanas, cabe ao Ministério da Saúde, juntamente com a mídia, ajudar a população a lidar com as crises ordinárias, por meio do atendimento individualizado em centros especializados destinados ao tratamento da ansiedade, além de campanhas midiáticas a respeito dos problemas causados por ela. Tais iniciativas têm por finalidade estimular as pessoas a buscarem auxílio médico especializado, além de informá-las a respeito dos verdadeiros embaraços que o distúrbio pode vir a causar. Desse modo, poderá ser garantido o que foi estabelecido por Guimarães, ao promulgar a Carta Magna de 1988.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde