ENTRAR NA PLATAFORMA
Saúde mental no século XXI

Na série, "13 Reasons Why", a protagonista Hanna Baker comete suicídio por conta de uma série de fatores, dentre eles vale ressaltar, a superexposição às tecnologias, em especial, as redes sociais. Fora da ficção, o uso do celular e da internet propiciaram um ambiente, no qual, seu uso exagerado afeta a saúde mental das pessoas. Dessa forma, medidas para ajudar no tratamento destas precisam ser aplicadas urgente.


A priori, o forte uso da internet abala o psicológico do indivíduo. Isso porque as novas relações de trabalho do século XXI exigem que a pessoa domine uma diversidade de tecnologias e se mantenha atualizado a todo momento, sobrecarregando a pessoa de informação. Logo, é necessário moderação quanto à utilização desta, consoante fala o filósofo Mario Sergio Cortella em sua palestra no café filosófico, "O que importa é saber o que importa", ou seja, saber selecionar o que seja mais importante para a vida.


Ademais, a superexposição às redes sociais influencia na promoção da ansiedade, depressão e, em alguns casos, o suicídio. Isso acontece pois, estas criam uma falsa ilusão de integração social, em que, as curtidas nas postagens faz o sujeito pense que está sendo aceito na comunidade, quando, na realidade, as pessoas estão mais preocupadas em elevar sua imagem pessoal e, a partir disso, cria-se a solidão causadora de várias doenças psiquiátricas. Tal situação semelhante é abordada no livro Suicídio de Émile Durkheim, no qual, este classifica o suicídio como altruísta, por causa desse excesso de integração.


Portanto, a ONG Ombro Amigo deve ampliar sua luta no tratamento da saúde mental das pessoas, por meio de visitas domiciliares com recomendações de retiro temporário da internet ou celular, além de prestar apoio psicológico, com o fito de atingir indivíduos que desconheçam o CVV, ou são muito tímidos para expressar a situação com alguém. Em virtude disso, espera-se que com essas medidas ajudem a impedir o mesmo fim que Hanna Baker.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde