ENTRAR NA PLATAFORMA
Saúde mental no século XXI

 A série norte-americana "Euphoria", retrata Cassie, uma adolescente que sofre inúmeros distúrbios mentais, dentre eles, a ansiedade. De maneira análoga, a realidade brasileira não se mostra tão discrepante, uma vez que, o uso exacerbado das redes sociais e os preconceitos sofridos por pessoas portadoras de algum tipo de transtorno psíquico facilitam a ocorrência desse entrave.


Em primeiro lugar, é importante destacar, que o uso inadequado das redes sociais pode ocasionar sérios danos mentais. De acordo com o filósofo francês, Pierre Bourdieu, "aquilo que foi criado para tornar-se instrumento de democracia direta, não deve ser convertido em mecanismo de opressão simbólica". Sob tal lógica, pode- se afirmar, que as redes sociais, apesar de, terem sido criadas com o objetivo de democratizar o conhecimento possuem um impacto negativo na vida daqueles que as usam de maneira exagerada. Uma vez que, o ambiente exige, cada vez mais, perfeição e produtividade, e essa imposição gera comparação. Por consequência disso, os indivíduos que se veem na situação de anomia tornam-se suscetíveis a uma conjuntura psicológica.


Outrossim, é fundamental pontuar, que a discriminação sofrida por pessoas posuintes de algum tipo de distúrbio psicológico, corrobora para a complicação do problema. Isso porque, assim como no período renascentista, ocorrido no século XVI, o indivíduo que padece de danos mentais, é visto como um ser irracional. Essa visão estereotipada da sociedade, faz com que, a pessoa se sinta na necessidade de omitir sua dificuldade. Logo, a resistência em buscar ajuda seguida da sobrecarga psíquica pode fazer com que a pessoa recorra ao suicídio.

Fica claro, portanto, que são necessárias medidas que mitiguem essa problemática. Para o fim, é essencial que o Ministério da Saúde, em parceria com a Mídia, por meio da internet e de canais televisivos promovam campanhas capazes de conscientizar os indivíduos dos impactos que o mau uso das redes sociais pode ocasionar. Além disso, é imprescindível, que o Congresso Nacional crie medidas que limitem os preconceitos sofridos por quem possui deficiências mentais, por meio de punição, em caso de descumprimento. Só assim será possível, que problemas, como os da personagem da série " Euphoria" sejam minimizados e combatidos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde