ENTRAR NA PLATAFORMA
Saúde mental no século XXI

No livro "O Alienista" de Machado de Assis, retra-se a história de Bacamarte, um médico que se obcecou pelo tratamento em manicômio de pessoas que ele julgava, erroneamente, como "loucas". Em analogia à situação contemporânea, a falta de informação sobre a saúde mental e a ausência de investimentos públicos na temática, acabam prejudicando os que realmente precisam de ajuda. Portanto, urge-se analisar esse assunto.


Primeiramente, a carência de conhecimento da área de saúde psicológica, afeta as demais pessoas que necessitam de cuidados. Devido a isso, diversas famílias não sabem como lidar com um membro que possui algum transtorno mental, dificultando a relação entre a saúde do indivíduo e a familia, assim como acontece no filme "Sonata de Outono", no qual a filha de uma personagem sofre com a negligência de sua mãe, perante sua condição psicológica. Dessa forma, é preciso maior informação e acesso à tratamentos para melhores realidades.


Além disso, a ausência de políticas públicas efetivas, acarreta maiores dificuldade no tratamento psicológico. Apesar da existência da Lei de Reforma Psiquiátrica, que garante a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade, considerados pela Organização Mundial da Saúde como "os males do século", ainda há uma falta de investimentos em hospitais e postos de saúde com foco na saúde mental. Logo, deve-se promover uma mudança nesse aspecto.


Em suma, é necessário uma revisão da situação informacional e de saúde na sociedade. Através da mídia, poderia ocorrer a difusão , nos principais veículos de massa, de conteúdos focados na área mental, a fim de informar as famílias e a população. Ademais, o Ministério da Saúde poderia promover maior investimento nos projetos públicos voltados a saúde mental da população, como a Rede de Atenção Psicossocial, de modo a proporcionar os devidos cuidados a quem necessita. Para que, assim, no futuro, se obtenha maior compreensão e apoio sobre o tema.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde