ENTRAR NA PLATAFORMA
Saúde mental no século XXI

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a concepção atual do estar saudável não diz respeito somente a ausência de doenças, mas sim como um estado completo de bem-estar físico, mental e social. Adentrando à realidade brasileira atual, tal definição é, muitas vezes, aplicada parcialmente, ao passo que muitas pessoas negligenciam a sua saúde mental. Dessa forma, os problemas oriundos com nova configuração global e das sociedades, ressaltam a importância da atenção à saúde mental para se estabelecer os princípios de uma vida equilibrada. Assim, urgem que medidas sejam tomadas para atender às necessidades postuladas pela OMS.


   De início, o processo de globalização modificou abruptamente o modo de ser e agir no mundo contemporâneo. No filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, a relação dualística entre a expectativa da vida e a realidade, retrata a deterioração da saúde mental culminando no suicídio. Paralelamente ao filme e considerando o fenômeno da globalização, foi introduzido a ideia do perfeccionismo que, atrelado ao conceito de velocidade que se estabeleceu na sociedade, gera conflitos entre as expectativas criadas para a vida e a realidade em si. Em vista disso, fica claro a importância da manutenção das capacidades psíquicas para uma vida de bem-estar completo.


   Por conseguinte, a atenção à saúde mental é imprescindível diante as mudanças atuais. O sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, escreveu sobre a modernidade líquida, fenômeno no qual os valores e costumes, antes tidos como sólidos, hoje se encontram em constante mudanças. Por isso, essa fluidez pode ocasionar as sensações de não pertencimento, incapacidade e fracasso que, em suas totalidades, quando necessário, devem ser acompanhadas por profissionais para que não gerem sintomas e quadros mais graves, como a depressão.


   Portanto, é mister que a população entenda a importância da manutenção da saúde mental. Para isso, cabe ao Ministério da Saúde, por meio da elaboração de peças e campanhas publicitárias, sensibilizar e conscientizar a população sobre a necessidade da atenção à saúde mental para que busquem ajuda com profissionais capacitados da área sempre que for preciso. Posto isso, a sociedade, então, valerá da aplicação efetiva do conceito de saúde postulado pela OMS.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde