ENTRAR NA PLATAFORMA
Saneamento básico no Brasil

A peste negra que assolou a Europa no período medieval se perpetua devido as péssimas condições sanitárias da época, prejudicando a saúde e a qualidade de vida dos povos europeus. De maneira análoga, no Brasil hodierno, há a realidade do saneamento básico, uma vez que é um dos problemas mais urgentes do século XXI. Nesse sentido, torna-se necessário o debate acerca da falta de interesse governamental e suas consequências na saúde pública.


   Em primeira análise, é notável que os feitos do Estado para a melhora do quadro atual ocorre de maneira cada vez mais lenta. A perspectiva embasada pela teoria dos três poderes do filósofo Montesquieu, afirma que o poder executivo tem como função a priorização das necessidades da nação com fito de manter o bem estar da sociedade. Nessa perspectiva, é evidente que o papel governamental não é síncrono ao exposto, visto que, de acordo com comissão de serviços da infraestrutura (CI), apenas 62% da população tem acesso a saneamento básico. Dessa forma, medidas fazem-se urgente.


   Em segunda análise, somados à má administração, vale salientar, também, as doenças causadas em consequência da problemática. O aumento do número de mortes, especialmente de crianças, está diretamente relacionado a falta de saneamento básico. Segundo o estatuto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região norte apresenta menor porcentagem de municípios com rede de esgoto (13,2%). Sem surpresas, a mesma região obteve, em 2015, a maior taxa de mortalidade infantil (18,1%). Logo, é substancial alteração desse quadro.


    Depreende-se, portanto, que o precário saneamento básico brasileiro pode ser muito prejudicial ao cidadão e necessita de mais atenção. Urge que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), crie oportunidades para que as populações rurais que vivem sem água tenham ajuda com carros pipa e, junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), implante unidades de saúde com médicos especialistas em doenças mais frequentes nesses locais. Somente assim, o país se libertará da semelhança quanto ao período medieval.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde