ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

Saneamento básico no Brasil

A Noruega, situada em primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), tem sido amplamente reconhecida em diversos setores econômicos-sociais, alcançando, por exemplo, a pontuação máxima para os indicadores de saneamento básico e acesso à água potável no ranqueamento elaborado pela Universidade de Yale. Em contrapartida, apesar dos esforços, no Brasil o cenário tem sido bem distinto, inclusive com dificuldades de concretizar o acesso à água tratada e à coleta de esgoto para toda a população. Pode-se dizer, então, que o descaso governamental, em conjunto com uma ineficiente estrutura proveniente desse serviço, são os principais fatores a serem analisados para compreender tanto o impacto social quanto econômico ligado a esse problemática que afeta, principalmente, as classes sociais mais baixas da nação. 


Mormente, é fato que o governo não tem proporcionado o investimento adequado para a efetização do acesso ao saneamento básico para a sociedade. Segundo relatório da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), 48% da população brasileira não têm acesso à coleta de esgoto. Cabe salientar, nesse sentido, que os maiores impactos compreendidos por essas problemática está presente na vida das pessoas mais vulneráveis financeiramente, já que, em locais menos favorecidos, o acesso aos serviços fundamentais são insuficientes. Não obstante, um levantamento do Instituto Trata Brasil apontou que, em 2014, o indevido processo de distribuição ocasionou em perdas de águas potáveis equivalentes ao abastecimento de 30% das residências brasileiras. Portanto, faz-se mister a reversão dessa situação por meio de adequações no processo estrutural da distribuição, visando a efetivação do atendimento para todas as camadas sociais. 


Outrossim, cabe ressaltar os impactos econômicos providos de influência no âmbito social do país que referem-se ao saneamento básico. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para cada 1 dólar investido em saneamento, há um ganho, ao longo dos anos, de 6 dólares, pois, o dinheiro será economizado em tratamentos públicos de saúde e, também, está relacionado ao aumento da produtividade em razão da população saudável. Além disso, a partir da efetivação dos direitos e serviços básicos, será possível ocorrer a valorização dos imóveis, possibilitando, portanto, a melhoria da qualidade de vida das pessoas da região mesmo que decidam se mudar, já que, terão uma maior recompensação pela venda da residência. Dessa forma, as ações governamentais se aproximarão do pensamento de Thomas Hobbes, uma vez que o filósofo defendia que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. 


Em virtude dos aspectos supracitados, nota-se que são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Portanto, torna-se imperiosa uma ação do Governo Federal em conjunto com o Ministério da Saúde (MS), atuando com o objetivo de erradicar as doenças ocasionadas pelo insuficiente saneamento básico. A ação será feita por meio do mapeamento das áreas em que o serviço se demonstra insuficiente e, além disso, por intermédio do investimento estatal, de forma a garantir que a região seja devidamente atendida tanto em relação à qualidade da água potável quanto na coleta e tratamento de esgoto. É necessário, também, que o Governo Federal assegure a distribuição de água potável sem desperdícios, mediante a instrução das empresas sobre o correto processo de execução, para maximizar a qualidade do trabalho. Assim, o Brasil tenderá a ter a oportunidade de alcançar a alta qualidade de vida percebida em países mundialmente reconhecidos como desenvolvidos. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado