ENTRAR NA PLATAFORMA
Saneamento básico no Brasil

       Um documentário elaborado pelo jornal El País demonstrou que a crescente taxa de mortalidade na Índia estava relacionada à falta de saneamento básico em 70% do país. Para reduzir esse índice o governo decidiu aumentar os  investimentos nessa área a fim de reduzir a taxa de mortalidade. Esse problema está presente em muitos países emergentes, incluindo o Brasil e a falta de saneamento básico afeta principalmente aqueles que se encontram em vulnerabilidade econômica. As causas para esse impasse estão relacionadas a falta de investimento na área e o descaso dos governantes com a população.


       Conforme um estudo divulgado pela Escola Nacional de Saúde Pública , para cada R$1,00 investido em saneamento básico , R$12,00 são economizados em internações hospitalares e medicamentos. A falta de investimentos na área trás como consequência a persistência de doenças como cólera, desinteria, esquistossomose dentre outras, afetando principalmente moradores do campo, comunidades, idosos  e crianças.


      Outrossim, o constante descaso do governo agrava e perpetua esse impasse que não é  uma prioridade para os políticos tendo em vista que para eles,  investimentos em saneamento básico não são tão importantes pois não geram tantos votos como a construção de um hospital mesmo que a prevenção custe menos aos cofres públicos , de acordo com o jornal O Globo. 


     Torna-se evidente , portanto,  a presença da União na criação de um Programa Nacional de Saneamento Básico em parceria com o Ministério da Saúde e Ministério do Desenvolvimento Social cujo objetivo seja direcionar recursos aos mais prejudicados pela falta de saneamento básico , por meio de obras para realizar a canalização e vedação  de esgotos, distribuição de torneiras com filtro além de palestras em clínicas da família  para conscientizar a população sobre a importância do saneamento básico na saúde do indivíduo. Tais medidas são necessárias para aumentar a qualidade de vida da população brasileira.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde