ENTRAR NA PLATAFORMA
Saneamento básico no Brasil

            O filósofo Zigmunt Baumann, em sua obra Amor Líquido, expõe a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas vividas no século XXI. Diante disso, há diversos aspectos que necessitam da atenção do governo e da pactuação social e política, de forma mais consolidada, a fim de promover o bem-estar da sociedade. Em destaque, registra-se a questão do saneamento básico no Brasil, uma vez que parece ineficaz a atuação do governo em garantir esse acesso a maior parte da população.


            Nesse contexto, apesar de a Constituição Federal de 1988 assegurar os direitos fundamentais de todo cidadão brasileiro, a exemplo do direito a um saneamento básico, mostra-se explícita a ineficiência do Estado brasileiro em garantir esse acesso às comunidades mais carentes em geral. Uma prova disso é que, de acordo com dados do IBGE quase 50% da população brasileira não tem coleta de esgoto, o que se torna aspecto preocupante na medida em que isso concorre para a persistência da proliferação de graves doenças, como dengue, amarelão e leptospirose.


         Outrossim, é importante destacar que a falta de saneamento básico também implica em prejuízos na educação. Nessa perspectiva, milhares de jovens e crianças perdem dias de lazer e de aula pelo fato de terem que se deslocar em busca de água potável e para cuidar dos doentes da família. Isso dificulta o processo de aprendizagem, impedindo que muitos jovens possam ascender socialmente.


             Desse modo, para que o Governo Federal coopere mais com a população, ou seja, para que não haja essa falta de solidez nas relações verificada por Baumann, compete a este intensificar os investimentos em coletas de esgoto por intermédio de uma reorganização de prioridades orçamentárias. Assim, mais comunidades carentes teram acesso a um saneamento básico e menos pessoas serão prejudicadas por doenças.     

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde