ENTRAR NA PLATAFORMA
Saneamento básico no Brasil

     Na obra "Utopia", de Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, com ausência de problemas. No entanto diverge da realidade contemporânea brasileira. Tendo em vista o aumento dos problemas de saneamento básico no Brasil. esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência por parte do Estado quanto da falta de investimento no setor. Diante disso, é fundamental a discussão desses aspectos.


     Em primeiro plano, é fulcral pontuar que o saneamento básico deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, que não dão a devida atenção para os problemas de saneamento, no qual vem gerando grandes consequências para a população. doenças como a diarreia são exemplos que ocorre pela falta de saneamento. Logo, é imprenscindível resolver tais problemas a fim de presevar a saúde do povo.


     Ademais, é valido ressaltar a falta de investimento como promotor do problema. De acorco com o Instituto Trata Brasil, durante duas décadas a agenda do saneamento básico no Brasil ficou parada, não houve praticamente nenhum investimento significativo nos anos 80 e 90, o que acarretou um enorme déficit em praticamente todas as cidades brasileiras. Partindo desse pressuposto, tal fato é um grande fomentador do precário sistema de saneamento aliado a um Estado negligente conforme supracitado. Tudo isso retarda a solução do empecilho, Sendo assim, é inadmissível persistir em tal forma de lidar perante tais dificuldades.


     Portanto, medidas são necessárias para mitigar o avanço da problemática no corpo social brasileiro. Para expor a comunidade sobre esse problema, urge primeiro que, o Ministério de Educação e Cultura (MEC) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias internacionais e nacionais em meio digital que, irá exibir o interesse de investir no setor de sanemaneto básico no Brasil, mas, faz-se necessário que o Poder Executivo, mude sua perspectiva de governo, onde por meio de ementas irá diminuir as tributações sobre as empresas do setor, com intuito de atrair investimentos para essa area, Dessa forma, ira se atenuar o impacto do saneamento básico no Brasil, e a coletividade alcançará a Utopia de More.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde