ENTRAR NA PLATAFORMA
Saneamento básico no Brasil

  Segundo a História, durante o século XIX, o Rio de Janeiro se transformou em um cenário de propagação de epidemias, o motivo principal era a ausência de locais para despejar dejetos, a população desconscientizada sobre os malefícios dessa ação os descartavam nas ruas, o resultado foi a ascensão no número de óbitos, como também de doentes. Tal cenário é notório na sociedade brasileira contemporânea, em que milhares de brasileiros são vítimas da falta de saneamento básico, o que é inadmissível, posto que todos merecem uma qualidade de vida digna para sobreviverem. Nessa perspectiva, convém analisar essa problemática e propôr subterfúgios que a resolvam eficientemente.


  Diante dessa conjuntura, ressalta-se, como circunstância, a inércia governamental frente a esse obstáculo. Segundo a Constituição Brasileira de 1988, o Estado como soberano, tem a função de resguardar os direitos de todos os cidadãos,dentre eles,o de oferecer saúde a todos, todavia essa implementação não é encontrada no cotidiano. Outrossim, de acordo com a ótica do especialista em ética e política,Mahatma Ghandi, ''temos de nos tornar a mudança que queremos ver'' necessitanto, à vista disso, de uma modificação nesse enquadramento desagradável. Portanto, urge uma ação intevencionalista estadual com o intuito de reverter esse quadro, entretanto essa medida não se encontra efetiva na prática,  transformando o impasse em persistente.


    Ademais, infere-se, por conseguinte , que esse somatório causa graves prejuízos à sociedade. Como exemplo, o presidente executivo Edison Carlos afirmou que os escassos sistemas de coleta, implicam no aumento de doenças, há mais de 300 mil internações por diarréia no Brasil em virtude disso, segundo ele. Desse modo, conclui-se que o contexto atual está ocorrendo simirlamente com o período carioca do século XIX, e a população está sendo afetada negativamente.


    Nesse sentido, a passividade governamental  impulsiona esse panorama intolerável que devasta a saúde dos brasileiros. Sendo essa causa, mostra-se a necessário que o Governo Federal planeje e instale na infraestrutura  das cidades, redes de esgoto com o propósito de evitar que a população entre em contato com agentes etiológicos, como por exemplo o da esquistossomose e a malária, doenças essas ue são comuns no Brasil. Como efeito, os casos de vítimas desse transtorno serão reduzidos. Assim sendo, com a implementação citada o ponto de vista de Mahatma Ghandi, que diz sobre o ato da mudança será posto em prática, os direitos de todos serão implementados liberando o Brasil desse malefício.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde