O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Romantização da produtividade excessiva

Sabe-se que, a partir da Revolução Industrial, o conceito de trabalho mudou completamente na sociedade. Nesse sentido, o capitalismo dominou o modo de produção e o lucro passou a ser prioridade para o indivíduo. Com isso, o excesso de produtividade se tornou extremamente romantizado e a busca constante pelo sucesso e suas consequencias para a saúde mental se aderiram a esse ciclo. Logo, essa problemática precisa ser melhor analisada.
Em primeiro lugar, é válido ressaltar que, no livro A Sociedade do Cansaço, é mostrado a busca constante pelo sucesso e a valorização da superprodutividade no mundo atual contemporâneo. Nesse contexto, o livro se relaciona diretamente com o excesso de produtividade dos indivíduos e um estilo de vida exaustivo com longas jornadas de trabalho e pouco tempo dedicado ao lazer e atividades prazerosas. Um grande exemplo cultural é o filme Tempos Modernos que mostra o excessivo trabalho industrial e a alienação de seus trabalhadores sendo extremamente atemporal até os dias de hoje.
Em segundo lugar, é importante pontuar o quanto a produtividade excessiva está romantizada atualmente. Dessa forma, a necessidade de alcançar resultados e a busca incessante pelo sucesso na carreira faz com que o ser humano assuma responsabilidades que é incapaz de administrar. Assim, consequentemente, essa situação pode gerar frustrações e pressões psicológicas afetando a saúde física e mental, podendo resultar na Síndrome de Burnoult que é o esgotamento profissional. Desse modo, segundo um ranking realizado pela International Stress Management Association, o Brasil ocupa o segundo lugar em esgotamento no trabalho com 30% de profissionais sofrendo com esse problema, mostrando que, essa problemática é extremante prejudicial a saúde do indivíduo.
Portanto, a romantização da produtividade excessiva nos dias atuais afeta completamente a saúde do indivíduo e seu tempo de lazer. Dessa forma, é necessário que o governo, como órgão regulador do Estado, em parcerias com as empresas contrate prosissionais especializados, como psicólogos, para trabalhar em estabelicimentos com maiores índicies de profissionais esgotados com o intuito de ajudar a lidar com as frustrações e pressões para que assim possa ser evitada a Síndrome de Burnoult e todos os malefícios para a saúde mental do profissional. É importante também que os empregadores respeitam seus empregados não deixando que estes ultrapassem as jornadas de trabalhos limitadas. Somente assim, a produtividade excessiva poderá deixar de ser romantizada.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!