O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Romantização da produtividade excessiva

Em ¨Sociedade do Cansaço ̈ o filósofo sul-coreano Byung-Chul define o corpo social contemporâneo como um grupo que busca ser produtivo no meio em que se encontra inserido, criando uma espécie de punição interna se tal objetivo não for cumprido. De forma análoga, a romantização da produtividade excessiva que advém da ótica capitalista vigente, acarreta severos distúrbios emocionais e psicológicos ao indivíduo, tal como a Síndrome de Burnout. Nesse viés, a atuação de corporações mundiais se faz necessária para a garantia da saúde da população.
Primordialmente, é necessário apontar o capitalismo como causa desse impasse, uma vez que, essa linha de pensamento tem tomado espaço desde a Reforma Protestante com o surgimento do Calvinismo, religião que tinha como parâmetro a quantidade de riqueza acumulada por meio do trabalho para prever a predestinação do indivíduo. Nesse sentido, tal característica histórica se tornou presente na sociedade hodierna, a qual tem sofrido com os entraves dessa ideologia.
Por conseguinte, a cobrança pela produtividade acarreta graves alterações na saúde do ser, tal como a Síndrome de Burnout, enfermidade causada por estresse devido às longas jornadas de estudos e trabalhos desgastantes que buscam o sucesso profissional. Vale a pena ressaltar, que os jovens apelam às substâncias, muitas vezes café e remédios, para atender as cargas exaustivas de estudos que, por fim, é realizado sem o total aprendizado.
Logo, é mister que órgãos mundiais tomem providências para amenizar o quadro atual. para tanto, urge que a OMS ( Organização Mundial da Saúde) - cujo papel é garantir a todos o mais elevado nível de saúde - em parceria com os governos do mundo, realizar campanhas por meios midiáticos, como internet e propagandas televisivas direcionadas aos jovens e trabalhadores a fim de conscientizá-los a respeito das mazelas da produtividade excessiva e do problema da penalização interna ao não atingirem suas metas. Sendo assim, teremos uma sociedade sem cansaço, buscada por Byung-Chul.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!