O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Rolezinho

O rolezinho tem sido uma grande afronta as classes mais abastardas da sociedade atual. Esse fenômeno consiste em inúmeros jovens, de origem pobre, organizarem grandes encontros em shopping centers que atendem as classes medias e altas. Iniciou-se um processo de criminalização dessa prática, devido a certa invasão dessa massa social ao ambiente antes designado as massas ricas. Porém, a descriminalização desses grupos, visa o marco inicial para a quebras das correntes do preconceito, que foram deixadas pela escravidão e perduram até a atualidade. Por isso, vemos que a sociedade brasileira está dividida em um questionamento: Afinal, é necessário ou não criminalizar o rolezinho¿
A classe dominante atual, frente a essa situação designa a criminalização do rolezinho, em um discurso, muito usado durante o período do império brasileiro, sobre embranquecer a sociedade, ou também aos ideais do apartheid, sobre separar brancos e negros. O problema, nesse caso, está em separar pobres e ricos, podendo ser, também, que o ideal racial também valha nesse processo de derrubar esse novo movimento de massas. Para atender as camadas endinheiradas, os shoppings utilizam dos reforços na segurança e de atitudes humilhantes como, por exemplo, pedir a identidade dos jovens para entrar no shopping. Observa-se, portanto, o conflito social causado pelas posses financeiras, onde, segregam-se, novamente, os membros da sociedade e o remédio, mais uma vez usado, está na descriminação e na criação de situações constrangedoras.
Porém, esse movimento, formado pela massa oprimida, é uma forte arma para a consolidação dos direitos sociais e humanos, reforçando ideais como igualdade, fraternidade e liberdade entre os membros da massa opressora. Saindo de seus redutos, muitas vezes das favelas, os componentes desses grupos não promovem nenhuma manifestação. Apenas visam uma integração cultural com outros membros da sociedade de forma pacífica e harmoniosa. Assemelha-se esse movimento, por exemplo, a expansão do Hip-Hop, onde incialmente os happers eram vistos como figuras ligadas ao crime e, hoje, essa forma de arte leva o nome do Brasil pelo mundo a fora. Portanto, o rolezinho, além de se um movimento social, traz consigo ideais que podem por fim ao preconceito social, além de promover a expansão da cultura dessa camada na sociedade.
Frente os argumentos supracitados, vemos que o rolezinho é um movimento social que afronta diretamente as sociedades ricas devido aos encontros desses grupos serem realizados em shopping centers destinados as classes médias e altas da sociedade. O processo de criminalização desse movimento é mais uma demonstração de que a sociedade brasileira não conseguiu se desfazer por completo dos ideais preconceituosos deixados pela escravidão, cabendo esses jovens, a difícil tarefa de manter, pacificamente, a descriminalização desse segmento, para que seja obtida, portanto, a difusão da cultura das favelas brasileiras pelo mundo. Cabe ao governo, agora, fiscalizar os shoppings para garantir o direto de ir e vir das pessoas, sem que elas sejam interpeladas por seguranças, em detrimento dos ideais preconceituosos de uma parcela elitista da sociedade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!