O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Retrospectiva - Tema de Redação ENEM (2015): A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa a violência conta as mulheres na sociedade brasileira no brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmete na prática, a problematica persistente intrinsecamente ligada à realidade do pais, nesse sentido convém analisarmos as principais consequência de tal postura negligente para sociedade.


Por tudo isso, é indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação esteja entre as causas do problema. Segundo o filósofo grego aristóteles, a politica deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilibrio seja alcançado na sociedade. De maneira anóloga é possivel perceber que, no Brasil, a violência contra as mulheres na sociedade rompe essa armonia, haja vista que, sete entre cada dez vitimas que telefonaram para o ligue 180 afirmaram ter sido agredidas pelos companheiros.


Outrossim, destaca-se a falta de educação e conssientização entre o praticante do ato como impulsionadr do problema. De acordo com DURKHEIN, o fator social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que o fato da violência aumentar se extraordianariamente por causa da falta da educação social entre a sociedade, e a falta de enfluência ao decorrido.


É evidente, prtanto, que ha entraves para garantir a solidificação de politicos que visem a construção de um mundo melhor. Desarte, governantes e grandes aotoridades politicas devem empregar projetos educacionais enfluenciando jovens e adultos que o ato agressivo não é algo aceito pela sociedade. Como ja dito pelo pedagogo Paulo freire, a educação trasfoma as pessoas, e as pessoas mudam o mundo. logo o ministerio da educação (MEC) deve instituir, nas escolas palestras minustradas por psicológos, que descutem o combate a violência contra as mulheres, a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da carverna de platão.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!