O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Retrospectiva - Tema de Redação ENEM (2015): A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

No limiar do século XXl, é uma lástima conviver com inúmeros agravantes que perpetuam a persistência da violência contra a mulher. Por conseguinte, deixa-se explícito que a objetificação da mulher ultrapassou séculos e se faz cada vez mais presente na atualidade.
De fato, vivemos em uma cultura onde o machismo está enraizado e as mulheres lutam diariamente para mudar essa realidade. Segundo o portal de notícias G1 (Globo em um minuto), o Brasil encontra-se como o quinto país que mais mata mulheres no mundo, realidade que deveria ser tratada como prioridade no Congresso Nacional. Diante disso, é necessário que além da criação de Leis, a cultura machista que é neutralizada em nossa sociedade deve ser admitida, revista e mudada.Tendo em vista que, somente a criação da Lei Maria da Penha e das delegacias especializadas não foram suficientes para que ocorressem a erradicação dos casos de violência.
Salienta-se que, primeiramente a violência deve ser pautas nas escolas. Por meio da educação, reorganizar um conhecimento mais realista e conscientizado para os jovens da nossa sociedade atual. A violência contra a mulher, deve ser debatida, ouvida e principalmente, fazer com que a população tome consciência de que a omissão de socorro pode custar a vida da vítima.
Entretanto, o tabu existente nesse assunto é um dos maiores inimigos da nossa ascensão cultural. Precisa-se criar políticas, campanhas e debate, primeiramente nas escolas para que, por intermédio da educação desses jovens, consigamos fazer com que ocorra a compreensão de que a violência nunca deve ser usada, seja ela física, psicológica ou verbal.Mediante desses jovens, os relatos, depoimentos e as consequências de tal ato, irão se espalhar mais rapidamente, havendo uma grande mobilização social, uma conscientização, mostrando para as mulheres que elas podem e devem denunciar qualquer tipo de violência sofrida.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!