O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Retrospectiva - Tema de Redação ENEM (2015): A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Xingamentos, gritos e até agressões físicas. A gama de atos praticados contra as mulheres brasileiras é vasta, e tem sido principal motivo para a criação de leis como a lei Maria da Penha que tem atuado, para minimizar o atual quadro de violência contra a mulher sem, toda via o efetivo sucesso.Tornando necessário, a discussão sobre o tema, para que as principais causas de sua persistência possam ser abordadas e solucionadas.
Em primeiro lugar, é válido destacar como a cultura afeta de forma fundamental a atual situação. Herdado de nossos antepassados, a cultura é um dos vários elementos que unifica nossa sociedade a ponto dessa ser denominada como uma nação. Toda via, mesmo sendo elemento fundamental de qualquer Estado, a cultura também é, muitas vezes, o principal difusor equivocadas ideias que justificam e até legitimam determinadas ações, como é o caso da mulher, que ainda hoje é vistas, em diversas situações, como sendo inferior ao homem ou propriedade dele e por isso digna de determinadas ações que resultem em sua agressão tanto física como psicológica, mesmo que criminosas para nossa constituição.
Ademais, é imprescindível avaliar como a pouca abordagem do tema em escolas vem contribuindo para a perpetuação dessa ideia em nossa população. Vítima do descaso, a educação brasileira tem vivido uma verdadeira crise em seus principais órgãos, que são afetados tanto na infraestrutura de prédio, como no preparo adequado dos profissionais da área para lidarem com o desafio de ensinar, isso por sua vez acaba afetando drasticamente uma das principais instituições formadoras de opinião da sociedade, resultando em uma educação de qualidade questionável, que impossibilita a reflexão e quebra de alguns paradigmas, como a noção de propriedade da mulher, o que resulta na contínua perpetuação desse pensamento.
Fica claro, portanto, que a violência contra a mulher vem sendo combatida em seus efeitos, toda via suas causas continuam expostas. Para uma eficiente luta contra esse quadro, é necessário que as atuais leis sejam mantidas, e novas medidas sejam criadas, tais como um maior investimento por parte do governo na educação básica, juntamente com a implementação, pelo MEC, na grade curricular estudantil, de assuntos que abordem melhor a importância da mulher para a sociedade conseguindo assim um maior respeito ao gênero, junto com a propagação de palestras nas escolas que visem à conscientização da nocividade que é a violência praticadas contra as mulheres, e assim gere cidadãos mais conscientes sobre o assunto.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!