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Retrospectiva - Tema de Redação ENEM (2014): Publicidade infantil em questão no Brasil

 O livro 1984, produzido pelo aclamado escritor britânico George Orwell, retrata uma realidade subsequente na qual toda mídia é filtratada pelo Governo. Nesse cenário, por razão da falsa aparência de "mundo perfeito", os proletas -trabalhadores que compõem a maior parte da população, consolidam-se como um grupo inépto. Paralelamente, no Brasil contemporâneo, é verificado, na esfera da publicidade infantil, a concretização de uma conjuntura similiar à proposta por Orwell, pois, em virtude da restrição da propaganda e da falta de instrução, as crianças carecem de autonomia intelectual.


 Primeiramente, a restrição midiática é um fator determinante da problemática. O documentário "O dilema das Redes", disponibilizado pela Netflix, é capaz de comprovar isso pelo conceito abordado de "Bolha social": a produção expõe como o sistema de algoritmos presentes nas redes sociais limita o que os usuários não desejam visualizar. Nessa perspectiva, a humanidade é encaminhada para um quadro de fraqueza, visto que é protegida constantemente de ideias hostis e adversidades. Analogamente, ocorre o mesmo problema ao privar as crianças das propagandas, dado que não serão condicionadas a lidar com a forte persuasão presente no mundo capitalista de mercado. 


 Outrossim, a falta de instrução é um fator agravante da situação. O filósofo prussiano Immanuel Kant, pode comprovar isso por meio de sua ideia do "Esclarescimento". Para o pensador, é pela educação que o ser humano atinge o estado de autonomia intelectual. Desse modo, o indivíduo é capaz de exercer sua liberdade, pois é condicionado a agir por conta própria. No entando,  o sublime para Kant não é retratado nos jovens brasileiros, visto que não são instruídos a selecionar e relacionar os conteúdos midiáticos e persuasivos. Consequentemente, a sociedade futura caminha para um estado de fraqueza intelectual. 


 Portanto, diante dos fatos apresentados urge a necessidade de mudança dessse terrível quadro. Nesse âmbito, é mister que o Ministério da Educação, juntamente com a grande mídia, promova o esclarescimento dos jovens, por meio da criação de campanhas publicitárias informativas, com o intuito de educar as crianças a desenvolver conciência de mercado, com o intuito de criar uma sociedade forte. Somente assim, os jovens brasileiros não se assemelharão aos proletas de "1984".

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