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Retrospectiva - Tema de Redação ENEM (2014): Publicidade infantil em questão no Brasil

A publicidade infantil tomou conta dos meios de comunicação e entretenimento de forma que aquilo que antes era uma forma de distração e brincadeira passou a ser o meio em que as empresas encontraram para garantir o máximo de venda para seus variados produtos. Nesse sentido, fica evidente que a publicidade infantil, poderá influenciar na corrida para o consumismo e interferir no relacionamento familiar principalmente das classes menos favorecidas.


Aquele dito popular “a propaganda é a alma do negócio” é a mais pura verdade. Como se pode confirmar, as empresas recorrem a publicidades cada vez mais sofisticadas, voltadas para uma classe de consumidor que logo ficam interessadas naquele produto. Além do mais, isso provoca uma verdadeira disputa entre as crianças que desejam ser o primeiro a adquirir aquele item ou usufruir daquela novidade.  


Outro problema, que se pode observar da publicidade infantil no Brasil é a questão da desigualdade social. Pois, uma família de baixa renda ao ouvir o desejo do seu filho por um determinado produto fica dividido entre agradar o seu filho ou comprar o alimento para toda a sua família. Além disso, no caso de a criança não poder ter o seu desejo realizado, isso poderá provocar um descontentamento e consequentemente gerar conflito familiar.


Diante disso, fica evidente a necessidade do controle e da fiscalização da publicidade infantil por parte do Ministério da Mulher, família e Direitos Humanos para restringir a publicidade infantil em determinado horário, além de estabelecer faixa etária para cada propaganda. Somando a isso, deve-se fazer uma parceria com o Ministério da Educação afim de implantar nas escolas uma sequência de pelo menos duas palestras anuais, voltadas para a orientação da criança a respeito do consumo consciente.

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