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Retrospectiva - Tema de Redação ENEM (2014): Publicidade infantil em questão no Brasil

     Funcionando conforme a Lei da Inércia, a qual diz que todo corpo tende a permanecer em movimento até que uma força suficiente atue sobre ele, observa-se a influência da publicidade sobre as crianças no Brasil. Nessa perspectiva, pode-se considerar o capitalismo como força fundamental para a existência da questão e, por conseguinte, por meio das propagandas, o público infantil do país acaba sendo alienado. 
     “O progresso funciona como uma engrenagem, faz subir uma coisa esmagando outra”. A frase do escritor Victor Hugo exprime a ideia de que o progresso, sendo o capitalismo, se mantém com o incentivo ao lucro e comércio. Assim, percebe-se que desde as revoluções industriais e a ascensão da burguesia, adultos e crianças são encorajados a adquirirem produtos e mercados. Dessa forma, na contemporaneidade, com as facilidades da internet, propagandas destinadas às crianças influenciam o interesse de consumo de tal público. 
     Por conseguinte, a alienação infantil passou a existir na história pós-moderna. Isso acontece, segundo Adorno e Horkheimer, filósofos da Escola de Frankfurt, quando o capitalismo, através da publicidade infantil, manipula os pequenos, fazendo-os desejarem qualquer produto e serviço exposto. Dessa maneira, devido à pouca representatividade e acessibilidade ao mundo oferecido em propagandas, a ansiedade e depressão tornou-se comum nas crianças, já que 3% da população brasileira de 0 a 17 anos sofrem por tais transtornos. 
     Destarte, medidas são necessárias para corrigir o impasse da publicidade infantil no Brasil. Portanto, é imprescindível que o governo brasileiro, por meio da fiscalização e supervisão dos comerciais e campanhas de produtos infantis, impeça que propagandas apelativas sejam dirigidas às crianças. Sendo assim, os brasileiros mirins não seriam mais expostos à alienação e ao consumismo desenfreado, sendo a diligência governamental como a força capaz de mudar o rumo da problemática: da existência para extinção.

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