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Retrospectiva - Tema de Redação ENEM (2014): Publicidade infantil em questão no Brasil

  A Primeira Revolução Industrial deixou muitas marcas entre as quais, está a intensa producão de propagandas voltadas ao público infantil.Nesse sentindo,a linha cronológica,da Primeira revolução Industrial até os dias atuais, evidência que no Brasil a publicidade infantil tem se apresentado de forma persistente e nociva para a sociedade,sendo veiculada nos meios de comunicação mais populares como a internet.Assim, convém analisar as causas, consequências e uma possível medida para essa realidade brasileira.


   É indubitável que  as propagandas que utilizam intenso apelo comercial são os principais fatores para a existência da situação atual. Conforme uma resolução emitida pelo (Conanda),toda publicidade com intensão de  persuadir uma criança para consumo de qualquer produto ou serviço será abusiva. Com isso, percebe-se a intensão exarcebada de venda propagada por divulgaçôes comerciais com estímulos como brindes ou brinquedos por exemplo.Desse modo,o cenário hodierno é alarmante pois, gera problemas psicológicos e desrespeita o Estatuto da Criança e do Adolescente.


 Por conseguinte, a alienação do indivíduo promovida pela publicidade é o efeito básico do impasse.Segundo Tomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar social,sobretudo,a vida dos indivíduos.Nessa perspectiva,nota-se a importância do poder público de proteger o grupo infantil desses meios comercias violentos. Desse modo, a poluição visual e auditiva produzida por esse fenômeno é prejudicial ao país.


  Portando,os anúncios destinados ao público infantojuvenil é um aspecto negativo presente no meio social da nação.Dessarte, é necessário que o governo em conjunto com Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar),crie normas que fiscalize qualquer empresa antes de ter seus produtos divulgados e promova o diálogo familiar,por meio de emendas dentro do governo federal e com parcerias de ONGs.À vista disso,tal medida tem o objetivo de barrar os abusoso veiculados em anúncios e propagandas,fazendo-se valer,assim,a pespectiva de Hobbes.


 

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