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Retrospectiva - Tema de Redação ENEM (2014): Publicidade infantil em questão no Brasil

O sistema capitalista se tornou unanime, em praticamente, todos os países do globo, ao termino da Guerra Fria, na década de 1980. Tal modelo tem como base o livre comércio, a abertura do mercado econômico e busca lucrar com o consumo de produtos que por ele são produzidos. Desse modo, todos estão suscetíveis à serem abordados e instruídos à entrar no "jogo da compra", até mesmo o público infantil, faz parte das campanhas de marketing e dos interesses mercadológicos.


Em primeira análise, um problema é a influência dos meios digitais na era contemporânea, que finda por atingir as crianças. Assim, eles são uma forma para o capitalismo alcançar esse público, que são facilmente conquistados por qualquer novo produto capaz de lhes causar fascinação. Segundo o filósofo Jürgen Habermas, em sua teoria comunicativa, o cidadão através do diálogo deve estabelecer e chegar ao consenso, do que é melhor para si e para a comunidade. Entretanto, a criança é incapaz e inexperiente, para perceber a manipulação do mercado e das redes de internet, pois, não tem o pensamento crítico suficientemente desenvolvido.


Outrossim, é a criação de adultos consumistas. De acordo com o pensador Rousseau, o homem é produto do meio. Sendo assim, o público infantil tem imbutido em sua mente, cada vez mais, os valores consumistas, que são intensificados ao longo de sua vida. Então, o estímulo para o consumo começa cedo, as empresas utilizam todos os métodos possíveis para obter lucro, como canais no Youtube, influenciadores na decisão de compra das crianças.


Infere-se, portanto, que é necessário propostas para mitigar a publicidade infantil na era digital. Nesse sentido, é preciso que o ECA – órgão responsável pelos direitos da criança e do adolescente – promova políticas que protejam as crianças de tal mercado, com a criança de programas na sociedade explicando e informando os pais acerca das explorações do mundo tecnológico. Em adição, as redes de ensino, devem incentivar o pensamento crítico através de debates e aulas informativas para as crianças.

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