O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Retrospectiva - Tema de Redação ENEM (2009): O indivíduo frente à ética nacional

Os comportamentos antiéticos estão diretamente ligada à prioridade de se beneficiar independentemente dos impactos causados. Nesse sentido, Nicolau Maquiavel afirmava que os fins justificam os meios. Essa afirmação foi feita no séc. XVI, entretanto, ela diz muito sobre a inclinação moral da sociedade contemporânea. Analogamente, a sociedade brasileira que não prioriza a educação e os conceitos fundamentais da ética, forma cidadãos corruptos e desonestos, o que gera a desigualdade social e agrava a violência.


Em primeira análise, a falta de investimentos do governo em áreas de ensino corrobora para a perpetuação da desonestidade. Nesse âmbito, o indivíduo que não obtém uma boa formação tende a obter dinheiro por outros meios e, muitas vezes, através de ações antiéticas — como o roubo — o que agrava a questão da violência. Dessa forma, enquanto existir esse negligenciamento do investimento em instituições de ensino público, a população brasileira continuará sendo prejudicada e a desonestidade aumentará proporcionalmente com a violência.


Além disso, a corrupção governamental reforça, ainda mais, a desigualdade social e a desonestidade da sociedade brasileira. Nessa perspectiva, os políticos não agem eticamente, o que leva a uma grande perda de dinheiro do Governo, prejudicando as camadas mais pobres da sociedade. Dessa maneira, enquanto a corrupção não for combatida a população mais pobre continuará a sofrer e ser segregada cada vez mais.


Infere-se, portanto, que a desonestidade e a antiética são comportamentos enraizados na sociedade brasileira. Sendo assim, para a melhora da educação é necessário que o Governo invista nas instituições de ensino, sobretudo nas escolas municipais, por apresentarem uma maior precariedade. Isso deve ser feito por meio de verbas oriundas de impostos e de sua redistribuição. Assim, será possível acabar de vez com a perpetuação da desonestidade e da antiética. Desse modo, no futuro, esses comportamentos serão erradicados e a inclinação moral da sociedade contemporânea será vista como uma coisa positiva.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!