O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Retrospectiva - Tema de Redação ENEM (2009): O indivíduo frente à ética nacional

                                         Redação; o indivíduo frente à ética nacional

    Ética; são princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento da sociedade, através de valores presentes a qualquer realidade social. Nesse sentido, percebe-se que essa regra moral tem um papel fundamental para manter o equilíbrio da sociedade. Contudo, atualmente no Brasil, o comportamento do indivíduo frente à ética nacional está colocando em risco esses valores, uma vez que, grande parte das pessoas desrespeitam essas normas pré-estabelecidas pela comunidade. Desse modo, contribuindo para a anomia social e suas consequências.  

   Em primeiro plano, sabe-se que toda lei se baseia na ética, mas quando esse princípio não está em harmonia com a sociedade as normas facilmente serão desrespeitadas. Acerca disso, de acordo com o sociólogo Emilly Durkheim, a anomia social é definida como a ausência da solidariedade e o desrespeito às regras comuns da comunidade. Nesse contexto, infelizmente o indivíduo se torna egoísta, pois não respeita as normas em detrimento de seu próprio benefício. Assim sendo capaz de descumprir qualquer lei social para ir em buscar de seus objetivos, o que traz consequências negativas para sociedade.

      Por conseguinte, esse individualismo generalizado é um dos principais causadores da corrupção. Prova disso é que segundo a pesquisa do Data Popular, cerca de 73% dos brasileiros admitem ter tomado ao menos uma "atitude corrupta" na vida, motivada por interesses pessoais. Sob essa ótica, nota-se que essa ação é contrária ao pensamento de Confúcio, pois para ele a harmonia social só prevalece se as pessoas respeitassem as leis, e dessem bom exemplos de honestidade. Dessa maneira, o atual cenário brasileiro infelizmente está longe de atingir esse pensamento do sociólogo, uma vez que a sociedade não está respeitando essas normas que buscam garantir o bem comum.

    Urge, portanto, medidas para melhorar a condição do indivíduo frente a ética nacional. Sendo assim, cabe as escolas- que têm como função educar e preparar os alunos para a vida- passarem valores morais e éticos para seus alunos, tais como honestidade e solidariedade, isso será feito, por meio das disciplinas de sociologia e filosofia de cunho obrigatório em todos os colégios de ensino médio do país. Espera-se, com isso, que a sociedade brasileira se torne mais ética para um maior equilíbrio da sociedade. Logo, o princípio de Confúcio será utilizado para dirimir essa anomia social, assim, garantindo uma sociedade menos individualista e mais solidaria.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!