O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Retrospectiva - Tema de Redação ENEM (2007): O desafio de se conviver com a diferença

Tolerância.
No Brasil, o choque cultural deu-se com a chegada dos portugueses no território nacional. Nesse encontro, os lusitanos consideraram sua cultura superior a dos nativos, os instituindo o seus valores e pregando seu etnocentrismo. No entanto, esse pensamento arcaico ainda é vigente na sociedade, uma vez que, a tolerância e o respeito para com o próximo ainda não estão sendo adequadamente empregado. Dessa maneira, torna-se necessário o debate sobre o assunto.
É indubitável que a falta de ensinamentos sobre diferentes culturas e a precária formação educacional estejam relacionados com a dificuldade do brasileiro de conviver com o outro. Em nossos pais, é evidente a disseminação de uma única cultura, não sendo proporcionado o conhecimento sobre outras visões, efeito da crescente globalização.
Outro ponto relevante desse assunto seria a questão governamental e sua execução. A falta de punição para crimes de ódio contribui para que preconceitos sejam disseminados mais facilmente. Portanto, o principio de igualdade e fraternidade do iluminismo permanece da teoria e não desejavelmente na pratica.
É evidente, portanto, que é preciso desenvolver meios para solucionar esse entrave e obtermos um país melhor. Para que isso ocorra, o governo deverá instituir leis que garantam a penalização para crimes de propagação de ódio e que propicie a diminuição desses delitos. Ademais ,as instituições educacionais deverão promover projetos que conscientizem os alunos sobre a tolerância e que ensinem outras religiões e culturas. Isso proporcionara uma melhor formação educacional e irá promover uma melhor convivência com o próximo desde cedo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!