ENTRAR NA PLATAFORMA
Retrospectiva - Tema de Redação ENEM (2015): A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
Cenas reais
A telenovela "O Outro Lado do Paraíso" conta a história da personagem Clara, uma moça ingênua e romântica. A trama é marcada por cenas de violência sofrida pela protagonista, em que seu marido, Gael, é o principal agressor. Para além das telas, o cenário ocorre analogamente com várias mulheres, em que a persistência da violência contra elas na sociedade brasileira é uma situação constante, pois as leis são brandas e, em muitos casos, os agressores saem impunes. Além disso, fatores culturais perpetuam para esse desfecho.
Em primeira análise, o baixo exercício das leis e a lentidão burocrática dos processos contra os agressores corroboram com a permanência em discussão. Isso ocorre porque, no país, os processos demoram e as medidas repressivas acabam não sendo tomadas no tempo hábil. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, entre 2006 e 2011, cerca de 33% dos processos foram julgados. Diante disso, o crime continua ocorrer, pois, por percebera a ineficiência desse sistema, o violentador continua agredindo a mulher e não é punido. Nesse ínterim, agressões físicas e psicológicas são as principais formas de violência que esse público recebe.
Além do mais, a questão cultural contribui para a persistência desse problema. Isso acontece porque, ainda no século XXI, a sociedade sustenta uma espécie de determinismo biológico em relação às mulheres. Esse pensamento é pautado na inferioridade da mulher em relação ao homem, uma vez que esse se subjuga superior a essa. Dessa forma, atos violentos são naturalizados, pois parte de uma premissa da construção social.
Evidencia-se, portanto, que questões legais e culturais colaboram para a problemática. Nesse contexto, para ter uma efetividade legal, é necessário que o Governo Federal, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, reforce o atendimento as vítimas, contratando mais funcionários para o sistema judiciário e criando mais delegacias especializadas, assim como reforçar o sistema de julgamento e andamento dos processos. Isso deve diminuir os números de agressores. Somando-se a isso, as secretarias estaduais e municipais devem, por meio de projetos educativos e palestras nas escolas, educar crianças e adolescente quanto a igualdade de gêneros, para que esses desenvolvam uma postura ética quanto ao tema. Dessa forma, o Brasil deve superar esse contratempo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado