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Retrospectiva - Tema de Redação ENEM (2009): O indivíduo frente à ética nacional

No contexto social brasileiro, a estruturação de pilares valorosos para desenvolver as diretrizes éticas de uma nação é extremamente importante para o exercício de cidadania na coletividade,todavia a realidade agregada as ações de muitos indivíduos vai de encontro às aspirações disciplinares e comportamentais ,haja vista que muitos seres sociais são influenciados pelos paradigmas deturpados de corrupção recorrente ,no cenário público e privado, das instituições brasileiras .Tal panorama complexo requer ações incisivas tanto do poder público quanto da sociedade civil referenciada com o próposito de estimular atitudes éticas pela sociedade no cotidiano.


Em verdade,essa querela referente à ética experenciada no País se faz presente nos mais diversos discursos corriqueiros,sob uma ótica que muitas ações incongruentes,como furar filas e estacionar em vagas reservadas,derivam de validações errôneas de modelos comportamentais de transgressão às regras,naturalizando padrões de repetição que não compactuam com valores basilares de empatia,de integridade e de responsabilidade.Essa questão influi diretamente na harmonia das relações sociais,sob um viés de que indivíduos são lesados por atitudes de outrens,ocasinando conflitos controláveis ou não,fato comprovado pelo óbito do senhor José dos Santos,noticiado pelo G1,decorrente de uma briga desencadeada por uma vaga reservada.Tais tendências comportamentais previstas pelos estudos da psicologia econômica se respaldam pelo ''efeito manada'' verificado no coletivo, em que indivíduos repetem costumes de outros seres,em uma tentativa de pertencer a um grupo,muitas vezes ,não refletindo acerca das reais consequências de suas ações.


Com efeito,a escassez de uma educação produtiva de valores sólidos seja no âmbito familiar,seja no âmbito escolar contribui,invariavelmente, para a desvalorização da ética nas diversas tomadas de decisões dos seres sociais,fato que perpetua a construção de indivíduos sem caráter e sem escrúpulos,os quais promovem variadas manifestações indecorosas no seu meio de convívio,como desviar verbas,utilizar o tempo de trabalho em questões pessoais,levar materiais da empresa para casa,entre outras deturpações de comportamentos.Tais práticas distorcidas devem ser ressignificadas para ocorrer um avanço no prognóstico de como o indivíduo deve materializar o conceito de ética no seu cotidiano,acarretando melhorias profundas nas relações coletivas.


Desse modo,na diligência de arrefecer essa crença limitante de que a ética não é viável no contexto brasileiro,urge que o poder público intensifique projetos educativos coletivos,por meio da alocação de verbas para o Ministério da Educação,visando a possibilitar ações éticas- na realidade brasileira- ao tornar tal conceito abstrato em prática cidadã.Outrossim,os núcleos familiares -primeira base de formação moral-devem estimular ,em seus recintos, diálogos francos e claros acerca da relevãncia da ética para a edificação e a integração do ser social na coletividade .Ademais,os centros educativos podem contribuir com a promoção de debates críticos,aulas transversais,feiras culturais,como forma de materializar e validar a ética na vivência dos indivíduos,colhendo bons resultados dos estudos integrativos da psicologia econômica.






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