ENTRAR NA PLATAFORMA
Retrospectiva - Tema de Redação ENEM (2009): O indivíduo frente à ética nacional
A ética arcaica em um mundo contemporâneo
O fenômeno da Globalização, iniciado através das Grandes Navegações do século XVI, foi responsável por uma série de transformações sociais no mundo, contribuindo, inclusive, para a formação do povo brasileiro.
Este, por sua vez, foi resultado da miscigenação, que apesar de beneficiar o país com uma vasta cultura, trouxe também, consigo, determinados princípios fundamentados em preconceitos e estereótipos.
Como consequência, verifica-se o crescente número de casos de racismo, homofobia, feminicídio, entre outros, demonstrando a formação de uma ética nacional ultrapassada e até mesmo incoerente, considerando a enorme diversidade de indivíduos presentes na sociedade.
Além disso, a inferiorização de grupos sociais nunca se refletiu de forma positiva, tendo em vista que tal postura serviu de combustível para a ocorrência do Holocausto, responsável pela morte de seis milhões de judeus.
Outro fato notável na ética contemporânea é o famoso "jeitinho brasileiro?, que exemplifica práticas utilizadas por indivíduos com o objetivo de se beneficiar, sem necessariamente seguir normas e leis.
Apesar de ser visto muitas vezes com humor, isso, associado aos outros fatores, demonstra o quão corrupto e antiético o ser humano pode ser, mostrando que este deve, rapidamente, ter uma mudança de pensamento.
A maneira mais eficaz para tal é a conscientização, conseguida através do desenvolvimento de um sistema educacional voltado para o tema e que apresentasse, a cada um, as diferenças existentes, bem como a necessidade de respeitá-las incondicionalmente.
Dessa forma, o Estado (responsável pela educação) propiciaria a formação de indivíduos cada vez menos intolerantes, algo que, além de assegurar os direitos de cada cidadão (previstos em lei), possibilitaria, no futuro, a construção de uma sociedade verdadeiramente ética.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde