ENTRAR NA PLATAFORMA
Retrospectiva - Tema de Redação ENEM (2009): O indivíduo frente à ética nacional
Em face das transformações vivenciadas amiúde, bem como do advento da cultural imediatista moderna e da intensa fragilidade da relações humanas, os princípios éticos básicos são constantemente desrespeitados. Partindo da ideia que os indivíduos absorvem os comportamentos experienciados socialmente, a influencia negativa do meio é recebida etransmitida de modo a perpetuar o impasse, seja pela falta de mobilização, seja por questões de cultural desse ignóbil "status quo".
Segundo a ideologia do filosofo inglês John Locke, todos os homens nascem desprovidos de conhecimentos inatos, no entanto, por meio da socialização aprendem os padrões comportamentais do grupo ao qual está inserido. Sendo assim, é indubitável que os cidadãos, quando dentro de uma sociedade na qual a corrupção, a desonestidade e o ludíbrio caracterizam o "jeitinho brasileiro", se afastam cada vez mais do princípios éticos que visam promoção da dignidade humana e do bem-estar geral.
Além disso, verifica-se hodiernamente que inexiste os esforços dos cidadãos para suplantar tal conjuntura, por conseguinte é mantido o impasse. Conforme Edmund Burke, para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada. Diante de tal afirmativa é inegável que a ação civil é capaz de minimizar os sórdidos efeitos da ética nacional e criar uma nova realidade social, na qual todos sejam agentes éticos, morais e co-ativos no combate da cultura vigente.
Dessarte, visando consolidar os fundamentos éticos valendo-se da ação individual, é mister a tomada de medidas. A verdadeira mudança deverá começar em cada indivíduo, para tanto o Governo Federal poderá se utilizar de campanhas midiáticas e em escolas a fim de ratificar a importância de atitudes éticas em todas as esfera da vida social. Isso poderá ser feito, mediante atividades interativas, palestras e exposição. Ademais, desconstruir a cultura da desonestidade, corrupção, por meio dos veículos comunicacionais. Assim, aumentam-se as chances de construir uma sociedade autêntica e aprazível.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde