ENTRAR NA PLATAFORMA
Retrospectiva - Tema de Redação ENEM (2007): O desafio de se conviver com a diferença

O desafio de se conviver com a diferença, não é um problema atual. Visto que, desde a primeira guerra mundial (1914/1918), as diferenças eram vistas como uma afronta. Do mesmo modo, a problemática persiste, devido, a má aceitação da pluralidade o que ocasiona ações discriminatórias.


Em primeiro plano, evidencia-se que a má aceitação das diversas identidades, cor, raças e gêneros está entre as causas desse desafio. Ainda convém lembrar, que a não aceitação ocasionou a morte de milhares de judeus a primeira guerra mundial, devido o fato de Hitler os considerar inferior. Portanto,fica claro que essa problemática ainda no século XXI é pertinente na sociedade brasileira.


Ademais, é indiscutível, que a discriminação social também está entre os desafios. Nessa lógica, segundo Freud em seu livro "psicologia das massas e análise do eu",o indivíduo tende a Suprimir o próprio ego e agir de acordo com o meio, oprimindo assim as diferenças. Assim, ressalva-se a importância de alguns setores da sociedade, para que o cenário deixe de ferir a declaração universal dos direitos humanos e se modifique positivamente.


Sendo assim, o governo em parceria com o ministério da educação (MEC), finance projetos educacionais nas escolas para alertar sobre o preconceito, e além disso deve realizar divulgações por redes sociais para mostrar a diversidade cultural e que todos são iguais, por meio de divulgações midiáticas e debate entre alunos e professores no ambiente escolar. Nesse sentido, tal medida tomada erradicaria os desafios de se conviver com a diferença no Brasil, isso mudaria o futuro da humanidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde