O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Retorno das doenças erradicadas

A vacinação obrigatória foi um ato desesperado para erradicar a varíola que acometia o Brasil em 1904. A consequência disso foi uma revolta de caráter popular na antiga capital do país, Rio de Janeiro. A volta de doenças epidêmicas tem colocado o Brasil em estado de alerta, a principal delas, dengue, ainda é um desafio a ser enfrentado. Devido a isso, dois fatos fazem-se relevantes: o retorno de doenças epidêmicas pela falta de vacinação e o de descaso por parte do cidadão e do governo com saneamento e higiene.



Dengue é a principal epidemia do século XXI, seu vetor, o mosquito Aedes aegypti, transmite outras três doenças: Febre Amarela, Zika e Chikungunya. Por isso, a profilaxia de um só vetor erradicaria quatro doenças. Porém o descaso com o saneamento ainda é grande. O Jornal Globo ressalta que a melhora da estrutura diminui os casos de epidemias. Mas, não só do governo é a culpa, somado a isso, a falta de higiene do cidadão também assola o Brasil.



Outro fato de suma importância seria o movimento antivacina, que é uma das dez ameaças para a saúde mundial. No Brasil, ainda ganha forças, mas o fato da meta de ter 95% da população-alvo vacinada não ser alcançada em 2018, segundo o PNI, mostra que o movimento está fazendo efeito. Heller, filósofa húngara, afirma que crer em preconceitos é cômodo, porque nos protege de conflitos. O pré-conceito de que as doenças já foram erradicadas e, devido a isso, não há necessidade de vacinação, submete a populações a novas epidemias.



Por conseguinte, para que os ideias defendidos por Heller sejam apenas uma suposição, há necessidade de uma intervenção estatal. Para isso, o Ministério da Saúde deve organizar palestras públicas, feitas nas UBSs. Uma vez que, deverá ser realizada por médicos ou enfermeiros, para debater e explicar sobre o quão importante é a vacinação à parcela da população que ainda é desinformada. Somente assim, não haverá dúvidas sobre o tema e ajudará a combater o retorno das doenças epidêmicas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!