O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Retorno das doenças erradicadas

A imunização por meio da vacina é essencial para criar memória imunológica. A mesma utiliza vírus/bactérias enfraquecidos ou mortos, gerando a resposta imune primária que cria células de defesa e células de memória imunológica. Deixando o sistema imunológico preparado para defender-se da doença, gerando a resposta imune secundária instantânea.


Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado um baixo alcance nas campanhas de vacinação. Um dos fatores responsáveis é a falta de contato da população com as doenças que estavam erradicadas- uma vez que sentem "medo" das doenças- quando ocorreu a epidemia de Inflenza A H1N1 em 2015, por exemplo, haviam filas enormes em clínicas partículares em busca de imunização. Outro fator que difuculta as campanhas de vacinação, são as Fake News, que se disseminam nas redes socias. A associação da vacina contra o Sarampo com casos de Microcefália, foi um dos maiores motivos do Sarampo se tronar uma doença reemergente, após um surto da doença em 2018.


Incluse a falta de imunização tem como principais vítimas as crianças, uma vez que dependem do discernimento dos pais ou responsáveis. No entanto, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) torna-se obrigatória a vacinação de crianças e adolescente, mas não existe punição. Nos Estados Unidos da América (EUA), a vacinação não é obrigatória, entretanto, os pais que optarem por não vacinar, tem os filhos proibidos de frequentar crechês, escolas e locais públicos com outras crinaças. Prevenindo o alatramento de doenças.


Desse modo, com intuito de amenizar a situação, faz-se necessário o Governo em parceria com a Mídia intensificar as campanhas educacionais, focando também o público infantil. Cabe ao Ministério da Saúde tornar as campanhas de vacinação mais acessíveis à população, estendendo o horário de atendimento e muitas vezes aumentando o público alvo, para que um maior número de pessoas sejam imunizadas. Além, de prever em lei punição aos pais que deixarem seus filhos desprotegidos, é essencial a criação de leis e principalmente fiscalização. Com objetivo de atingir um público maior nas campanhas de imunização.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!