O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Retorno das doenças erradicadas

A revolta da vacina foi uma rebelião popular ocorrida no Rio de Janeiro, em 1904, quando a população se opôs ao Governo, recusando a vacina anti-varíola. Nesse viés, embora tal ação não tenha causado relevantes efeitos na época, a mesma acarretaria grandes consequências para a sociedade atual. Sob essa perspectiva, seja pela ignorância da população com relação à vacinação, seja pela falta de saneamento em algumas localidades, o retorno de doenças erradicadas é extremamente nocivo para a sociedade brasileira.


Em primeiro plano, campanhas de desinformação e ignorância, como por exemplo movimentos antivacinais, são prejudiciais para a saúde da população. Para exemplificar, no filme O dia depois de amanhã, do cineasta alemão Roland Emmerich, a humanidade sofre com catastróficas calamidades naturais, sendo essas decorrentes da indiferença que tal sociedade teve com relação às mudanças climáticas. Sob essa ótica, tal insipiência tem papel parecido no período atual, em que as pessoas banaliza importantes ferramentas de controle de doenças, como a vacina.


Ademais, a disseminação de doenças, sejam elas já erradicadas ou não, é corroborada pela escassez de saneamento em algumas regiões. A título de ilustração, caba salientar que, ao encontrar água parada ou não devidamente tratada, o parasita Schistosoma mansoni encontra seu habitat ideal, pronto para transmitir a esquistossomose para os humanos. Nesse cenário, muitas pessoas, mesmo se precavendo de águas aparentemente poluídas, se contaminam por doenças graves, devido à carência de saneamento básico.


Portanto, torna-se evidente que o retorno de doenças erradicadas causa consequências maléficas para a população. Posto isso, para mitigar a problemática, cabe ao Ministério da Saúde, que tem por função proteger a saúde do povo, alertar a população brasileira acerca da importância da vacinação, assim como do saneamento básico. Isso deverá ser feito por meio de palestras e discussões sobre o assunto nas escolas, utilizando-se das disciplinas de ciências e sociologia. Com tais medidas efetivadas, o Brasil estará mais distante de atingir uma sociedade colapsada pela ignorância, como no filme de Roland Emmerich.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!