O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Retorno das doenças erradicadas

O combate às doenças infecciosas no Brasil por meio de vacinas passa por um momento crítico e bastante delicado, pois muitas pessoas acham melhor não vacinar os familiares por medo dos riscos causados pelos efeitos colaterais divulgados em fake news via redes sociais. Essa situação é muito preocupante, pois é de saber comum que os resultados negativos causados pelas vacinas são infinitamente inferiores aos positivos.
Ao considerar que falta informação técnica suficiente direcionada para o público a ser vacinado. O objetivo de informar a população é banir o medo que as pessoas têm dos efeitos colaterais causados pelas doses iniciais das vacinas. A orientação ao povo deve ser feita por meio de um médico infectologista, esclarecendo a importância da vacinação como meio de prevenção de doenças infecciosas. Outro ponto importante é incentivar as pessoas a não deixarem de participar das campanhas de vacinação.
Além disso, a decisão de não se vacinar é arriscada e tomar uma decisão dessa fundamentada em fake news, via redes sociais é temerária. Em meados de 2015 houve rumores, em Pernambuco, de que a vacina contra o Zica Vírus aplicada em mulheres grávidas estava causando microcefalia nos bebês. O assunto ainda não foi comprovado cientificamente, e não se sabe se as vacinas podem provocar efeitos colaterais perigosos ou desenvolver a própria doença a ser evitada com a aplicação.
Portanto, ao implementar as campanhas de vacinação em todo Brasil, o Ministério da Saúde deve divulgar em tempo hábil, por meio de todos os sistemas de comunicações, usando técnicos de saúde explicando à população da importância de se vacinar, para livrá-la do medo dos efeitos colaterais causados pelas vacinas, e mobilizar a sociedade de modo geral a não repassar fake news sem a devida comprovação, contribuindo, assim, para a erradicação de doenças contagiosas por meio das vacinas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!