Na mitologia grega, as danaides (filhas de Dánao) foram condenadas a encher de água um tonel de fundo falso por toda a eternidade. Esse mito é análogo às dificuldades enfrentadas por grupos identitários na busca por representatividade social. Embora a representatividade de alguns grupos nos esportes tenha crescido nos últimos anos, ela ainda reflete as desigualdades estruturais da sociedade. A naturalização desse cenário e a inoperância da lei atuam como o fundo falso do tonel das danaides, pois impedem que o problema seja resolvido.
Na obra “A República”, o filósofo grego Platão descreve o “Mito da Caverna”, no qual alguns homens só podiam perceber o mundo por meio das sombras projetadas na parede da caverna onde estavam acorrentados. Assim como os homens acorrentados, aqueles que não se veem representados nas diversas modalidades esportivas acreditam que são incapazes de ocupar estes espaços. Com isso, ao naturalizar esta questão, os indivíduos reproduzem esta realidade sem contestar, perpetuando o problema.
Além disso, a inoperância das leis também atua como forças mantenedoras desse cenário. Apesar da Constituição Federal fomentar práticas desportivas como direito social, o Estado não assegura oportunidades para todos. Pessoas pertencentes a minorias sociais tendem a ter uma jornada dupla de trabalho e/ou a estudar no período noturno, e, por isso, não conseguem praticar esportes. Assim, a igualdade de todos perante a lei não reflete a igualdade de oportunidades para as diversas realidades de grupos de menor representatividade no esporte.
Logo, para reparar o deficit representativo de minorias sociais no esporte, são necessárias ações afirmativas. O Poder Legislativo deve apresentar projetos de leis que obriguem os clubes a ofertarem bolsas de estudos e vagas principalmente para negros, indígenas e transsexuais, já que esses são os grupos com menor representatividade nos esportes. Com isso, espera-se que todos possam se sentir representados nos esportes e a sociedade poderá se distanciar dos mitos gregos da caverna e das danaides.