O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Relacionamento abusivo

Muito se tem discutido acerca das características que se enquadram em um relacionamento abusivo, são elas: ciúmes excessivo, manipulação psicológica, isolamento social, agressão verbal e/ou física, portanto essa situação pode causar sofrimento e mal estar nas pessoas envolvidas. Convém lembrar que muitos banalizam essas relações devido a desinformação e a naturalização de uma masculinidade atrelada a agressividade.
Dentro da intimidade do casal quando um ultrapassa a liberdade do outro pode ser considerado uma relação abusiva, na medida que existe um ciclo que começa e termina pelo afeto, mas que passa pela violência que pode ser física, sexual ou psicológica. Um fator social que influencia é a perspectiva machista que cria a ideia de inferioridade da mulher e a atribuição do poder ao homem, dessa forma reforça mitos de fragilidades e dependência tanto emocional quanto econômica tornando assim a personalidade da vítima permissiva.
Logo com essa condição de dependência a vitima se encontra em um cenário de difícil saída, onde muitos não denunciam o parceiro. Outro fator que contribui para esse fato são as leis, que segundo uma pesquisa do Data Senado em 2013 30% das mulheres disseram não ter confiança, tornando assim o problema ainda maior.
Tendo em vista os aspectos observados faz se necessário que esse tema seja colocado em pauta em debates, para assim sensibilizar a sociedade a mudar esse cenário de difícil resolução pois envolve questões que passa pela identificação pessoal de cada indivíduo do que é ou não é aceitável dentro de um relacionamento; também ressaltar a burocracia do sistema assistencial que precisa ser aprimorado para melhorar o apoio às vítimas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!