O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Relação entre competitividade e qualidade de vida

A competição social entre as pessoas, ao mesmo tempo que desgasta as relações interpessoais, aumenta a produtividade e melhora o desempenho individual. A disputa pelo melhor desempenho, seja no esporte, no escritório, na escola ou até mesmo no âmbito familiar, pode gerar conflitos e afetar o convívio social.
É importante pontuar, de início, que comportamento competitivo sempre existiu e sempre estará em nosso meio, basta sabermos como lidar da melhor forma. As formigas, por exemplo, costumam disputar território e comida entre as colônias com rainhas diferentes, isso gera brigas e canibalismo entre os insetos. Nos seres humanos não podia ser diferente, pois este comportamento está gravado em nosso DNA, como um instinto de sobrevivência, pois nossos ancestrais disputavam comida e território entre si. Nossa competição atual, está relacionada ao desempenho profissional e social, ocasionando mal estar entre as pessoas.
Por outro lado, a competição aumenta o desempenho pessoal e estimula a melhoria continua dos outros, afinal de contas, ninguém quer ser o último no que faz. Apesar desta melhoria individual, os conflitos sociais são frequentes, mas além disso, há os perigos de pessoas competitivas serem mais suscetíveis a adquirirem uma doença e que pode ser irreversível, como depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico, pois o nível de cortisol, hormônio presente durante o período de estresse, aumenta significativamente em momentos de ansiedade e tensão, principalmente quando o indivíduo não consegue atingir suas metas e objetivos.
Desta forma, devemos sempre encontrar uma maneira de ser mais cooperativo com as pessoas. No trabalho, buscar sempre ajuda, na escola ou na faculdade, buscar sempre o auxílio de colegas. As pessoas tem receio de que possam achá-las incapazes caso precise de ajuda, mas este fato é incorreto, em seus instintos primitivos, está também o senso de cooperação em um ambiente homogêneo, e isso promove um reforço no laço interpessoal.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!