use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Relação entre competitividade e qualidade de vida

     Monopólio é a designação de uma estrutura política ou econômica que visa o não mercado e, logo, o domínio completo sobre a população. Por exemplo, em 1953, foi criada a Petrobrás para retirar, refinar e distribuir o petróleo ,com exclusividade de todos os processos, para todo território nacional e, por consequência, causou dependência extrema. De modo proporcional, quando refinarias estrangeiras entraram no Brasil, o livre mercado desenvolveu-se e resultou no liberalismo econômico. Dessa maneira, fica em evidência que a relação entre competitividade e qualidade é mútua e, portanto, sintetiza um espécie de mutualismo.


    Em primeiro plano, Thomas Hobbes, inglês, traz o adágio, no livro “Do Cidadão”, de que a sociedade é formada, ou por lucro ,ou por honra. Assim, a competitividade visa a honra em relação aos participantes, porém, se todos possuem o mesmo “status”, não há mérito algum. Uma vez estabelecida a largada, os homens, como animais políticos - consoante Aristóteles - , combatem entre si para uma melhor colocação social e econômica. Por fim, essa busca por algo aparentemente inalcançável gera para a população benefícios como diversidade e , essencialmente, liberdade.


    Em outra análise, Frédéric Bastiat, economista francês, no livro “A Lei”, destaca categoricamente que a solução para os impasses sociais está na liberdade econômica. De modo análogo a um espelho, o livre comércio, que alavanca a competitividade, reflete uma imagem que é a qualidade de vida. Hoje, quase inexistente o monopólio, tem-se amplo cardápio de escolhas, por exemplo, para transporte os aplicativos “Uber” e “Táxi 99” , ou para comida “iFood”, saúdam a população a fim de melhorar, com excelência, a qualidade de vida.


    Nesse sentido, diante do exposto, percebe-se a real importância da competitividade em um contexto neocapitalista para a concretização da qualidade de vida. Cabe ao Governo aliado às universidade o incentivo à gestão e administração, como em palestra e iniciativas privadas, por meio da adesão dos estudantes e capital privado ou estatal. O resultado esperado é a fomentação de mercado e, como resultado direto, o aumento significativo do nível de vida da sociedade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!