use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Relação entre competitividade e qualidade de vida

Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema alheio. Ao observar a competitividade e a qualidade de vida no trabalho, no Brasil, atualmente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não na prática. Faltas, atestados, afastamentos, aposentadoria precoce, adoecimentos e acidentes de trabalho são contratempos majoritariamente provocados por falta de cuidado com a saúde de seus colaboradores, e significam um grande impacto na produtividade da corporação.
Sem saúde não há produtividade. Principalmente hoje com a pressão e a competitividade geradas pela globalização, a qualidade do produto e o relacionamento empresa-cliente são extremamente importantes. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. Analogamente, é possível perceber que, no Brasil, ao demonstrar cuidado e atenção com a qualidade de vida do colaborador, valorizado e satisfeito em fazer parte da equipe, toda forma de satisfação dos funcionários se converte em maior engajamento com a causa da empresa.
Além disso, as pessoas são as principais detentoras do conhecimento, logo possuem o principal ativo desta era: o conhecimento. É notório que temas como capital intelectual, criatividade, inovação e desenvolvimento são palavras que estão a cada dia mais disseminadas e utilizadas em nosso cotidiano. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de pensar e agir. Assim, sabendo da vulnerabilidade oferecida pelo estilo de vida vigente, as empresas devem pensar à frente e proporcionar assistência à saúde mental e física de sua equipe.
É fundamental, portanto, que o Governo junto ao Ministério do Trabalho precisa estabelecer leis mais rígidas que priorizem um bom local para as pessoas trabalharem e se desenvolverem. Todo trabalhador precisa estar motivado, mental e fisicamente saudável para desempenhar plenamente suas funções. Atividades como implementação de horários semanais de ginástica laboral e palestras instrutivas sobre segurança no trabalho podem ajudar. Colaboradores vivendo com mais qualidade e a empresa reduzindo contratempos, esse ideal Iluminista pode, finalmente, sair da teoria para a prática.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!