ENTRAR NA PLATAFORMA
Relação entre competitividade e qualidade de vida
Percebe-se que, no Brasil, a competitividade está cada vez mais presente entre os cidadãos. Nesse contexto, é imperioso analisar as consequências dessa questão. Desse modo, dois fatores fazem-se relevantes: a busca pela qualidade de vida e a ausência de coerção social.
Em primeiro lugar, segundo o filósofo Rousseau, todos têm direitos iguais à liberdade, fraternidade e igualdade. Diante desse nexo, observa-se que a competitividade existente em vários setores, como do mercado de trabalho e da ciência, é resultada da busca pela qualidade de vida -configurada pelos aspectos citados por Rousseau-. Nesse sentido, os indivíduos buscam alcançar seus objetivos e se destacarem mediante a competição, ainda que seja necessário infringir os direitos e o respeito de outrem.
Ademais, conforme Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de pensar e agir, dotada de exterioridade, coercitividade e generosidade. Perante essa ótica, verifica-se que a falta de coerção social é o reflexo do mau uso da competitividade -antagônico ao fato social-, haja vista que pessoas, ao invés de usarem a competição para gerarem bons resultados, tanto para si mesmas quanto para sua equipe no local de trabalho, por exemplo, ficam arrogantes e individualistas onde deveriam ser coletivas. Dessa forma, sempre que a competitividade é usada sem coerção social, há prejuízos.
Em face do exposto, intentando o uso correto da competição, consoante Auguste Comte, é preciso saber prever a fim de prover. Assim, o Ministério dos Direitos Humanos e o Ministério da Cultura devem realizar campanhas e projetos que visem alertar a população acerca dos malefícios que o mau uso da competitividade gera sobre a comunidade, por meio de políticas públicas e dos veículos midiáticos, com intuito de sensibilizar a sociedade de que a competição somente origina boas consequências quando ela é usada de maneira adequada e cidadã. A começar por esses aspectos, o bem-estar da densidade demográfica como um todo poderá ser garantido.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde