use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Relação entre competitividade e qualidade de vida

Desde os processos denominados ?Revoluções industriais? e a ascensão do capitalismo, o mundo vem demasiadamente priorizando produtos e mercado em detrimento de valores humanos essenciais.Nesse sentido, a relação entre competitividade e qualidade de vida é um tema bastante debatido atualmente.Tal discussão , se deve ao fato de existir uma diferença entre o profissional competitivo e o ser competidor no ambiente de trabalho influenciando assim o bem-estar das pessoas.
Para Émile Durkheim, o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido , a saber quais são suas origens e as condições de que depende. Nesse viés, o profissional competitivo , é aquele que mantém um bom relacionamento interpessoal, é motivado e comprometido em ajudar a equipe incentivando os colegas a darem o melhor de si. Além do mais, a competitividade desenvolve a visão sistêmica do profissional, ajuda no bom desempenho do trabalho e no foco , aumentando a produtividade , o que reflete no alcance de bons resultados.
No que diz respeito ao ser competidor , normalmente essas pessoas são arrogantes, insensíveis, solitárias, narcissistas, impacientes e muitas vezes inseguros.Além de que, para esses competidores o que importa é ganhar do outro, vencê-lo e superá-lo usando algumas vezes meios ilegais para alcançar o que deseja , criando um clima de insatisfação e competição dentro da própria equipe. Logo ,dificulta a relação entre os colegas atrapalhando sua vida profissional e pessoal, uma vez que elas se tornam estressadas e isoladas deixando um clima pesado e desconfortável no ambiente de trabalho.
Para Oscar Wilde, o primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação. Em suma, para que se resolva ou pelo menos se amenize o problema, a escola precisa ensinar através das aulas com exemplos de como não é saudável competir com amigos, irmãos ou qualquer pessoa da família , já que essa busca infindável em ser melhor só trará angústia e frustação. Ademais, a sociedade precisa refletir sobre como não se tornar competitivo, pois esses competidores extremos só encontrarão problemas e serão considerados desagradáveis , logo o sistema irá exclui-los.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!