ENTRAR NA PLATAFORMA
Relação entre competitividade e qualidade de vida
Gregos com o início das cidades e o nascimento da democracia. O Império romano, com sua expansão e difusão da cultura por boa parte do mundo conhecido em sua época. Idade média, uma maior atenção ao transcendente. E atualmente uma sociedade industrial e dinâmica. Desse modo, cabe analisar os motivos dessas mudanças, questionando o motivo desse novo direcionamento na sociedade, analisando também, principalmente, os aspectos psicológicos.
O iluminismo no século XVIII que introduz o pensamento liberal, racionalista e principalmente individualista ecoa de forma muito direta na atual sociedade. O capitalismo industrial, seu principal fruto, nos impõe coercitivamente a ações competitivas, criando um paradoxo no qual socialmente o indivíduo apresenta estar cada vez melhor, porém muitas vezes a saúde está debilitada, devido à alta carga de trabalho.
Segundo o site G1, países com nível de desenvolvimento altíssimos como Japão e Coréia do Sul, mesmo sendo exemplos em educação lidam com um sério problema, o número cada vez maior de doenças psíquicas, como ansiedade, depressão e resultando em suicídios algumas vezes. Augusto Cury, psiquiatra e escritor, no seu livro, ?Ansiedade o mal do século?. Disserta sobre a extrema competitividade na sociedade e a imensa quantidade de informações, e assim levam a um stress, que satura o indivíduo de informações, e acarreta em crises de ansiedade, e em casos graves como depressão e suicídio.
Fica claro, portanto, que: com o advento das ideais iluministas a sociedade teve um grande desenvolvimento em quesitos materiais, porém, o aumento de doenças psíquicas deve ser a principal pauta do mundo atual. Com isso, cabe ao conselho federal de psicologia (CFP), e a governo instruir os empresários dos problemas derivantes de cargas horárias excessivas, e também verificar com testes a integridade dos funcionários, multando as empresas que não seguirem as medidas impostas pelo CFP, e assim a sociedade possa continuar evoluindo, com um menor número de problemas psicológicos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde