use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Relação entre competitividade e qualidade de vida

Comportamentos inadequados
A questão sobre a relação entre a competitividade e a qualidade de vida é tema recorrente de discussão. Consoante observava o ensaísta francês, Joseph Joubert, o objetivo da argumentação não deve ser a vitória, mas o progresso das ideias. Acreditar , pois, que a competição não trará consequências sociais é pensar leviana e negligentemente.
Em primeiro lugar deve-se atentar no fato de que a competitividade gera a maior busca pela qualificação e o exercício do trabalho profissional de forma eficiente. Prova disso é que cada vez mais o mercado procura profissionais que se destaquem na sociedade exercendo suas funções com maestria .
No entanto, o excesso do individualismo e a busca desenfreada pelo sucesso pode gerar conflitos e desarmonias no ambiente profissional. Nesse sentido, as relações humanas existentes no trabalho são afetadas prejudicando, assim, o trabalho em equipe e a realização dos objetivos e metas estabelecidos inicialmente.
É bem verdade que a competitividade promove a ascensão dos profissionais que oferecem o melhor serviço.Entretanto, o excesso da competição e do individualismo pode desencadear doenças como o estresse, a hipertensão e até mesmo a depressão extrema auto-cobrança.Nessa perspectiva, segundo a revista Neuron, pessoas competitivas tendem a desenvolver o estresse e problemas psicológicos.
Portanto, faz-se necessária a execução de métodos e técnicas que possam reverter este quadro social. Sendo assim, cabe à escola, a realização de palestras com profissionais das ciências humanas que estimulem o trabalho em equipe apresentando as vantagens desse estilo comportamental à vida social e profissional;às empresas, a fiscalização das relações humanas existentes no seu ambiente e o oferecimento de acompanhamento psicológico aos profissionais e à família, a discussão do assunto na unidade familiar como meio de extinguir qualquer forma de individualismo e egoísmo que afetem o trabalho corporativo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!