O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Reforma trabalhista no Brasil

Reformar para prosperar.

A reforma trabalhista proposta pelo governo de Michel Temer atinge os trabalhadores contratados em regime de CLT, os quais são maioria em nosso país. A reforma aposta em maior flexibilização nas relações laborais com objetivo indireto de aquecer a economia, gerando empregos para o trabalhador e permitindo para o mesmo maior liberdade para negociações diretas com a empresa contratante, eliminando retrocessos que estavam presentes na consolidação das leis de trabalho.

A CLT é uma consolidação a qual foi criada numa época onde o Brasil era um país de trabalhadores em sua grande maioria rurais, o mundo não conhecia o conceito de "globalização" e nem o conceito de "internet", logo, é uma consolidação que se encontrava desatualizada e não englobava corretamente grupos de trabalhadores. O conceito de home office, por exemplo, foi popularizado no século 21, mas sofria de indagações legislativas que não lhes convinham. Com a reforma, estes trabalhadores foram incluídos e agora podem usufruir de direitos e deveres trabalhistas mais adequados á sua classe.

Um ponto que gera discussões é o fim da contribuição sindical obrigatória. Sindicatos no Brasil se encontram em excesso, sendo estes somados, cerca de 15 mil diferentes sindicatos espalhados pelo país, ao mesmo tempo que no resto do mundo, há uma média de 150 á 200 sindicatos em países desenvolvidos. E neles a contribuição sindical não costuma ser obrigatória. Se é uma contribuição, deve ser facultativa. O sindicato deve servir á sua classe, e não ser financiado compulsóriamente pela mesma.

O governo, por meio da reforma, busca melhorar e flexibilizar a vida de trabalhadores. Diminuir desemprego é melhorar toda qualidade de vida de uma sociedade, e o indivíduo merece maior liberdade para escolher. Também é tarefa do governo, investir em educação para que o indivíduo tenha melhor autonomia para fazer suas próprias escolhas. A reforma trabalhista nos dá liberdade, a qual é essencial para um país prosperar como sociedade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!