O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Reforma trabalhista no Brasil

As leis trabalhistas, que vigoram desde a constituição de 1988, foram mantidas estáticas desde então. Em um contexto como o brasileiro e até mesmo o mundial, onde a longevidade do ser humano cada vez chega mais perto dos 100 anos, a reforma ja deveria ter acontecido há muito tempo. Enquanto na década em que a constituição foi criada a pirâmide etária brasileira era estreita na parte superior, hoje temos um cenário diferente. Portanto, hoje temos um número muito superior de pessoas aposentadas, o que gradativamente vem entrando em colapso. Entretanto, para entender o porquê esta reforma demorou tanto para ser idealizada, devemos compreender os fatores políticos e sociais que resultaram neste delongamento.
Os políticos do século XXI não tomam decisões impopulares devido ao fato de não pensarem no bem-estar social, e sim em suas possíveis reeleições. Por permanecer uma enorme quantidade de tempo sem reajustes, a previdência se encontrou em um estado calamitoso, onde as mudanças a serem feitas precisariam ser drásticas. Com isso, ao longo dos anos nenhum governante quis se tornar esse "mártir", fazendo assim com que o problema se tornasse uma bola de neve.
Notícias falsas sobre a reforma ajudam a disseminar a oposição a esta medida. Em uma era onde a palavra do ano foi a "pós-verdade", fica difícil acreditar em tudo que é compartilhado nas redes sociais, e a reforma da previdência não ficaria de fora deste mal contemporâneo.
Por fim, a reforma não é algo que trará benefícios imediatos para a sociedade, e talvez, por esse motivo a mesma seja de tão dolorosa aceitação. Precisa-se, sobre tudo, acabar com as inverdades espalhadas na rede, e para isto, a solução é a criação de um endereço virtual para o governo, com muita simplicidade e fácil acesso. Assim, as informações verdadeiras estariam ao acesso de todos. E se tratando de um pilar tão vital como a previdência, para evitar problemas semelhantes a este no futuro, os governantes devem realizar reformas periódicas, sempre moldando as leis com as necessidades da população daquela época.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!