O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Reforma trabalhista no Brasil

Tema: A Reforma Trabalhista Brasileira

Nos tempos da Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra no século XVIII, o modo de produção fordista-taylorista obrigava os trabalhadores a cumprirem o trabalho em condições desumanas. Desde então, o surgimento de sindicatos e as revoluções liberais muito influíram na criação dos direitos trabalhistas. Desta forma, muitos trabalhadores sentem medo de que haja um retrocesso com a reforma trabalhista, pois não analisam criticamente os benefícios desta.
Com a disseminação midiática do tema, o cidadão comum consegue informações muitas vezes de forma confusa e superficial. Prova disso é o grande número de brasileiros que não sabem diferenciar a reforma trabalhista da previdenciária. Essa análise é fundamental, visto que, segundo pesquisas Datafolha, mais da metade dos entrevistados é contra a reforma.
Entretanto, o público que desaprova a reforma apenas se limita a discuti-la de forma superficial, deixando de analisar importantes fatores. Assim, deve vir a conhecimento de tais pessoas o crucial papel da terceirização na melhora da crise econômica em um curto prazo, fornecendo mais empregos. Ainda, a inadequação da Consolidação das Leis do Trabalho na contemporaneidade deve ser ressaltada, visto que foi criada no Governo Vargas na primeira metade do século XX e encontra-se desatualizada.
Portanto, medidas fazem-se necessárias para resolver a problemática. De acordo com o educador Paulo Freire, "sem educação a sociedade não muda". Assim, o cidadão comum deve ter amplo acesso às informações, explicadas de uma forma simples e de fácil entendimento, e é papel do Governo Federal fornecer tais debates, por meio de programas como "Voz do Brasil", na rádio ou palestras na TV Senado. Ainda, cabe ao próprio indivíduo munir-se de conhecimento político para fomentar construtivas discussões no seio familiar, não mais proferindo falácias em redes sociais, passando, então, a exercer seu verdadeiro papel como cidadão.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!