O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Reforma trabalhista no Brasil

O futuro depende do hoje

Desde o governo de Fernando Collor, o Brasil idealiza uma possível reforma trabalhista, a partir de então, dá inicio a um processo de lutas por parte da população ,contra ou até mesmo a favor da reforma que em ambos casos reivindicam seus direitos. A reforma tem como fito garantir a hegemonia para todos e assim, evitar possíveis danos futuros para a economia e política do país. No contexto atual ela é reprovada pela maioria dos brasileiros pois, eles pressupõem que terão seus direitos extintos. Essa situação de impasse dificulta a projeção do convívio em sociedade de maneira equitativa entre população e políticos.

Nessa acepção, para a sociologia, é necessário entrar em consenso para poder decidir o que é melhor para a nação. A recente proposta da reforma se por um lado, irá assegurar os direitos dos trabalhadores garantindo-os mais segurança, oferecendo qualidade e capacitação no trabalho, por outro irá dissuadir com os pequenos benefícios existentes como por exemplo, a redução do intervalo para o almoço de uma hora passará a ser trinta minutos. Conforme o filósofo Thomas Hobbes- os políticos devem agir de maneira imparcial, com suas atitudes direcionadas para o benefício da população, todavia, não é isso que acontece no contexto político brasileiro, visto que as autoridades administram pesando em si próprio e não em coletividade.

É indubitável que o Brasil precisa de uma reforma- uma vez que o país já está defasado tanto em aspecto econômico- político e tecnológico. Assim como aconteceu na França no século XIX, em que as pessoas pararam literalmente e foram as ruas protestar contra a reforma que anos mais tarde se tornou uma realidade, no Brasil não há diálogo por parte da população ,que em alguns casos fazem rebeliões queimando pneus, carros, casas e destruindo praças, sendo que tais atos não colaboram em nada. Segundo Kant- a racionalidade e compreensão humana é fundamental para se ter uma sociedade em equilíbrio. Nesse sentido, é isso que falta aos brasileiros ,entender que a reforma por mais que aparente ser algo ruim, futuramente irá contribuir para se ter uma qualidade de vida melhor.


Infere-se,portanto,que a reforma trabalhista é uma necessidade da população brasileira.Sendo assim, diante das situações supracitadas acima e a fim de solucionar a problemática deve ocorrer ações em conjunta. Primeiro por parte dos governantes juntamente com o poder legislativo, devem ser pessoas idôneas e agir de forma a beneficiar a população seja na transparência de seu mandato ou até mesmo na elaboração de leis. Entretanto, a mídia que na maioria das vezes é formadora de pensamentos, deve exibir propagandas-debates e comerciais com intuito de informar a população ,de que está reforma é necessária. Ainda cabe, a população antes de criticar buscar se informar para saber como realmente ocorrerá a reforma, e com qual finalidade.Destarte, é fazer hoje para poder amanhã sonhar com um futuro melhor.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!